terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dica "Mais Barriga por Menos" da semana: Galeteria Via Dei Galli

Estreamos hoje a sessão Dica "Mais Barriga por Menos", que a cada semana irá falar sobre os restaurantes onde pode-se comer bem por um preço camarada. Por comer bem, entende-se comida boa e farta, geralmente servida em um local mais simples, sem muita preocupação com detalhes como decoração do salão ou modos dos atendentes. Quanto ao preço camarada, refiro-me àquela sensação de que o valor pago vale muito à pena pelo que foi servido. Vejam vocês que a intenção aqui não é postar aquelas promoções tipo "churrasquinho grego + refresco por R$ 1,50", pois neste caso o título da sessão seria "A pechincha roleta-russa da semana".

Explicações dadas, vamos ao que interessa. A Galeteria Via Dei Galli trabalha com um sistema de "rodízio" muito comum no sul do país, no qual é servida uma sequência de pratos para acompanhar o famoso galeto ao primo canto, que é carro-chefe da casa, ao lado da costela de porco. O "desfile da fartura" começa com uma sopa de capelete (ou capeletti in brodo), servida com torradinhas de alho. Na sequência (e depois de uma certa "quentura"), as garçonetes vão colocando intermináveis tigelinhas na mesa: berinjela à parmiggiana, salada de batata, salada de radicchio com bacon, polenta frita, cebola cozida, talharim com três opções de molhos (pesto, bolonhesa e sugo) e, enfim, o galeto e costela que saem direto da churrasqueira. Dos acompanhamentos, merecem destaque a polenta frita (douradíssima, crocante por fora e cremosa por dentro) e a berinjela à parmiggiana. A salada de radicchio seria melhor, na minha opinião, se fosse temperada com alguma antecedência, uma vez que trata-se de uma verdura de sabor amargo. A cebola cozida poderia ser feita na brasa, junto com o galeto e a costela, o que a tornaria muito mais interessante. E não costumo nem encostar no talharim, simplesmente porque não dou conta de tanta comida ao mesmo tempo (e pra quem me conhece, sabe que isso é difícil de acontecer).

Quanto à estrela da casa, o famoso "galeto ao primo canto" leva este nome pois a ave é abatida ainda muito nova, assim que começa a cantar. A receita é segredo de família, mas o que se sabe é que o galeto fica marinando horas em um tempero de ervas e vinho antes de ser assado na brasa. Pode-se optar entre coxa ou peito, mas como eu sempre peço a coxa, a avaliação que tenho é de uma carne macia, muito saborosa e úmida. Apesar de não ser a protagonista do desfile, a costela de porco é algo sublime, bem carnuda e macia. Conta ainda com uma fina camada de farofinha por fora que lhe confere uma crosta crocante, em contraste com o interior tenro.

Agora vamos ao que interessa: toda essa esbórnia gastronômica sai por R$ 22,80 no almoço e por R$ 25,80 no jantar e aos finais de semana (por pessoa). Só fui durante o almoço, mesmo porque acho que teria pesadelos brabos depois de comer tanto em um jantar, mas não recomendo para os dias de calor extremo, só com a sopa já se começa a passar mal... Outro porém é com relação ao atendimento, meio lento e não muito cortês, mas para o quesito "Mais Barriga por Menos" não devemos nos preocupar tanto com isso, certo?

Galeteria Via Dei Galli
(não possui site próprio)

Rua Oliveira Cardoso, 225 - Bairro Castelo
Fone: 3241-4044

9 comentários:

  1. Muito bom o termo "roleta russa".
    Jonas

    ResponderExcluir
  2. Já fui nessa galeteria há muito tempo atrás...e foi show.

    ResponderExcluir
  3. Essa galeteria é tududibom. Dá pra comer bem e bastante até virar os olhos. Sabe que pra mim a costelinha não é isso tudo, ela é boa sim, suculenta, mas tem alguma coisa nela que não me faz morrer de paixão, sou mais o galetinho, mesmo assim deixo uns três ou quatro ossinhos no cemitério da mesa. No geral concordo que esse lugar vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  4. Grande Xana, parceiro de saga e colega de firrrma... fala a verdade, melhor ainda que o galetinho e a costela é a polentinha frita, não?

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Mari, a polentinha é bem crocante e vem na temperatura certa pra queimar a língua, é boa mesmo.
    Já elogiamos a costela, o galeto, a sopa, a polenta, ou seja, tem alguma coisa de lá que não comemos?
    Eu não gosto de desfeitas, costumo comer "um pouco" de tudo o que colocam na mesa, acho que é uma forma de prestigiar a idéia de servir as variedades.

    ResponderExcluir
  6. Também conheço esse restaurante. Ele vive lotado nos finais de semana. Fui no final do ano passado com o pessoal da "firma" (...rs...).
    De fato, ele pode ser classificado como um "bom e barato", especialmentes se a idéia do cliente for se empanturrar de comer ou ainda para alimentar uma equipe olímpica de lutadores de sumô. O lugar é, na verdade, um restaurante "típico" do sul do Brasil. Esse sistema de servir com fartura de comida, em esquema de rodízio e à preços módicos é muito comum no Paraná e em Santa Caratina (no Rio Grande do Sul tbm deve ser igual, mas como nunca fui pra lá, prefiro pensar que é assim tbm).
    Bom, tenho alguns comentários a fazer sobre o lugar.
    Realmente, o galeto "primo canto" é ótimo, muito bem temeprado e até que vale a visita. As guarnições são "ok" (a maionese caseira é bem gostosinha e a poelanta frita estava bem feita). Não curti a costelinha (muito gordurosa) envolvida naquela farofa pronta da Yoki. Tbm não gostei da sopa de capeleti (pelo menos no dia em que fui estava com gosto meio esquisito e massa tava muito mole).
    O pessoal que estava comigo elogiou a salada de radite. Eu provei, mas como não gosto dessa prima-irmã da rúcula (e eu adoro rúcula), prefiro não tecer comentários sobre ela.
    O serviço é bem devagar (as garçonetes são meio atrapalhadas, apesar da simpatia) e a cerveja veio quente.
    Eu classificaria como o "Apaloosa's" do frango...rs...
    Saudações! Simon.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, pessoal... será que só eu sou vidrada na costelinha de lá? Acho um espetáculo, justamente por ser "gordinha" e ter a farofinha por cima... taí, a discussão prova que gosto é algo que realmente não se discute.
    Abraços!
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Mari, tudo bem? Sou o Renato, que faz MBA com o Jonas.... Vou te contar uma história....

    Na páscoa, eu estava com a tarefa de agradar aos gostos de alguns familiares no almoço.... eu precisava agradar aos comelões, aos enjoados, aos que querem comida saborosa, aos preguiçosos que não queriam ir em lugar longe e aos mão-de-vaca....

    Ainda sem saber onde ir, lembrei do seu blog e acabei encontrando este lugar que atendeu perfeitamente a familia toda.... saímos com a barriga cheia e todos muito satisfeitos...

    Adoramos a sugestão e aos excelentes comentários do que "encontraríamos" no restaurante. Aliás, não é só este aqui que está muito bem escreito e detalhado, mas todos os posts.
    Continue firme com o blog que sempre estou de olho e procurando sugestões.

    Ah, só para fechar, este Via Dei Dalli é semelhante a um lutador de sumô: pouco olho e muita, muita barriga :-)

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato, tudo certo?
    Poxa, fiquei feliz com o comentário, é pra isso mesmo que o blog serve. Sei bem como são essas situações em que temos que agradar gregos e troianos, sempre tem alguém que reclama (principalmente se é família)... mas a galeteria é ótima pra isso, além do preço que não dói tanto no bolso, né?
    Espero que você encontre outras dicas valiosas por aqui, a gente se esforça pra isso e a recompensa vem em comentários como o seu.

    Um abraço,
    Mari

    ResponderExcluir