domingo, 8 de agosto de 2010

Al Sultan: comida árabe bem feita e bem farta!



Sei lá porque, mas desde que me entendo por gente, amo comida árabe. O único "árabe" da minha família é meu tio Toninho, um descendente de libaneses daqueles bem autênticos, que falam alto, fazem amizade em menos de 60 segundos com qualquer pessoa e adoram comer e ver os outros comerem até morrer. Meus pais também sempre gostaram de iguarias como homus, baba ghanouj, tabule, kibe, etc., por isso me acostumaram desde cedo a apreciar esta culinária tão rica. Mas como os leitores deste blog já sabem, comer bem pra mim é comer bastante, então nada melhor do que aliar uma boa comida a um buffet bem farto, no qual eu possa me servir de tudo, quantas vezes eu bem entender. Assim é o Al Sultan, restaurante árabe localizado em um simpática casa do Cambuí, comandado pelo casal mais simpático ainda Nasser e Sâmia, ele sírio e ela libanesa. O ambiente por si só já é agradável, com área externa em meio a um jardim que cai muito bem, mesmo nos dias mais quentes.

Mesas da área externa

As plantas garantem um ambiente fresco para os dias mais quentes

O buffet servido no almoço é composto por pratos frios e quentes e conta com as receitas mais tradicionais da cozinha árabe. Dentre os pratos frios, posso citar as pastas como homus (de grão de bico), baba ghanouj (de beringela) e coalhada seca, quibe cru, saladas diversas como tabule, fattouche, lentilhas com cebola frita e uma de batata amassada que eu adoro, mas não faço idéia de como se chama. Nas opções dos réchauds, quibe frito, abobrinha síria (recheada com arroz e carne moída, com molho de tomate), charutos de folha de uva e repolho, arroz com lentilha, além das porções de esfihas abertas e fechadas (de carne e escarol)a e kaftas de carne moída que são servidas diretamente na mesa.

Pode pedir que eles trazem: tenras kaftas, bite size.

Confesso que os pratos frios são meus favoritos, em especial o kibe crú e as pastas. Mas como a refeição estava sendo feita especialmente para o blog, me comportei e fiz um prato frio e um quente, ambos montados estrategicamente para sair bem na foto.

Favoritos

Das opções frias, destaque para o quibe crú, cujo equilíbrio entre carne moída e trigo me agrada bastante. As pastas são muito boas também, principalmente a coalhada seca, bem firme na textura mas suave no sabor. Há opção de pão sírio torrado ou fresco para acompanhar.



Já nos pratos quentes, estava em falta do charuto de folha de uva, que é o meu favorito. O de folha de repolho não gosto muito, talvez por me lembrar dos almoços da firrrma, quando serviam um charuto de folha de repolho com recheio de frango que cheirava à pena de galinha. Longe de querer comparar com o charuto do Al Sultan, é só uma questão de memória gastronômica não muito agradável pra mim. Mas voltando ao que interessa, na falta do charutinho optei pela abobrinha recheada, que me lembra a infância pois é tradição lá em casa, pelos quibes fritos, arroz com lentilhas e esfiha. Os quibes estavam ultra-sequinhos, a abrobrinha era bem macia, quase desmanchando, e a esfiha tem aquela massa que só que é do ramo sabe fazer.

Esfihas de carne (aberta) e de escarola (fechada): com massa leve e interior bem úmido.

Daí vocês me perguntam: mas quanto custa almoçar como um sultão? E eu vos digo que, por tudo o que é oferecido, chega a ser uma pechincha: 30 reais por pessoa. A única ressalva fica por conta da forma de pagamento, pois apesar de aceitarem cartões, as máquinas costumam "quebrar" com uma frequência quase mística... como todo bom árabe, eles preferem o bom e velho cash, mas duvido que deixem de receber caso você não tenha dinheiro vivo...

Boa comida, bom atendimento, preço acessível: o Al Sultan é Mais Barriga!

4 comentários:

  1. Oi Mari, sei que andei sumido nos últimos tempos de seu blog ... (senti falta mesmo de verdade) por isso ao chegar em casa corri para o PC para ver o que tinha de novidade e como sempre nao me arrependi!!
    Encontrei algo novo (na verdade aki tem sido meu guia gastronómico de confiança)..
    Bem fiquei feliz com este post! minha boca encheu de agua ao ver as fotos acima.. (ai k fome). exceto pela carne moida crua acima (se bem que já comi peixe cru então .... não custa tentar !!!
    Agora creio que irei aproveitar mais .. ja que (novidade agora) comprei um carro para mim! Uhuu!
    Um bjão Mari de seu amigo Bizu

    ResponderExcluir
  2. Bizu! Bom te ver de volta por aqui... agora não tem desculpa, vamos marcar um almoço pra vc sair da firrrma com seu carro novo, ok? Se quiser ir no Al Sultan, eu topo anytime! Aí te apresento ao quibe crú, é paixão à primeira garfada!
    Bjs, saudades!

    ResponderExcluir
  3. ola mari.... eu so samia,qui cozinha esses delicias que voce commento apresento com muito carinhno e amor so eu queria te conhecer de perto pessoal e te convidar para almocar comigo eu recebi e mail de seu blog falando de al sultan .. eu fique muito emocionnada obriga por ter reconhecer meu trabalho que eu gosto muito um gratificacao de ler esses palavras muito bonitas e da sue generosodade mais uma fez obrigada beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Samia,
    eu que fico feliz com a sua visita ao blog! Realmente, meus relatos são bem sinceros, portanto se eu falei bem do Al Sultan, pode ter certeza que é porque gosto muito da sua comida. Fica tranquila que da próxima vez que for ao seu restaurante, me apresento a você!
    Um beijo,
    Mari

    ResponderExcluir