domingo, 19 de setembro de 2010

Lellis Trattoria: boa briga na cidade



Mais de dez anos depois de expandir suas atividades para Curitiba, esta tradicional cantina de São Paulo escolheu Campinas para abrigar sua nova casa, com ambientes e cardápio idênticos aos da casa-mãe. Se este blog tivesse foco nos restaurantes da capital, talvez eu não estivesse escrevendo sobre o Lellis, já que o restaurante é velho conhecido dos paulistanos, assim como seu dono, o baiano João Lellis, cuja carreira teve início no imortal Giggeto da rua Avanhandava. Mas achei que seria interessante dedicar um post ao mais novo concorrente da cidade no quesito "cantina italiana", pois parece que a briga vai ser boa...



Com um cardápio extenso, que inclui uma infinidade de opções da massas, molhos, carnes e peixes, a carta de vinhos impressiona com seus 230 rótulos. O atendimento é extremamente atencioso, deixando até dúvida se a equipe não teria sido trazida da matriz paulistana, além do serviço de manobrista como cortesia - algo que deveria ser padrão para os restaurantes da cidade.

Sobre o cardápio, nada que fuja do script de uma cantina, com massas rústicas e porções fartas. Aliás, todas as porções são para duas pessoas, sendo que o valor cobrado por meia porção corresponde à 60% do preço no cardápio, talvez um pouco injusto para as mesas com número ímpar de ocupantes. Inclusive, estávamos em 7 e um dos pratos teve que ser meia porção. O que me deixou entusiasmada mesmo foram as mais de 30 opções de antepastos, dentre elas alcachofras, camarões, berinjelas, pimentões... decidi que na minha próxima visita ao Lellis, ficarei só nos antepastos, acompanhandos de um bom vinho, claro.

Infinidade de antepastos

O couvert, com deliciosas berinjelas assadas, azeitonas chilenas carnudas e sardella saborosíssima, além dos pães frecos e torradas de alho.

Para a escolha dos pratos, acabei dividindo o meu com uma amiga que também está num momento "detox" e topou pedir um linguado grelhado com espinafre. O maridão dividiu um cappelletti de carne ao mulho de tomates e funghi e os demais comensais pediram fusilli à napolitana com calabresa e filé ao molho madeira com tagliarini aos quatro queijos. Os pedidos vieram rápido e sim, as porções são mesmo fartas.

O linguado

Infelizmente, o peixe estava passado demais, fazendo com que as partes mais finas da carne ficassem muito ressecadas. Gosto muito de linguado por ser um peixe delicado, de carne brilhante e macia, mas o ponto errado acaba anulando estas características. E de todos os pratos, o peixe foi o que veio em menor quantidade, contrastando com o exagero das demais porções.



O cappelletti

Se fosse eu, não teria pedido o molho de funghi com tomates, já que acho que são dois elementos de personalidade rivalizando entre si, sem que nenhum se sobressaia. Mas na opinião de quem comeu, o molho estava gostoso, com cogumelos carnudos e macios e acidez no ponto certo. A massa estava al dente, mas sem incomodar. Na minha opinião, os cappelletti poderiam ser menores e mais delicados, mas essa definitivamente não é uma característica da cozinha do Lellis.



O fusilli

Este foi o prato cuja porção era individual, mas quem comeu ficou satisfeito e ainda sobrou. A massa estava no ponto certo e o molho era muito saboroso, com a feliz combinação de calabresa com tomates. Apesar da espessura do fusilli, não ficou pesado nem "massudo".



O filé com tagliarini

Ao fazer o pedido, o garçom não perguntou o ponto da carne nem o pessoal se lembrou de mencionar, então não podiam reclamar dos filés bem-passados. Se fosse eu, antes mesmo de pedir a carne já falaria do ponto, pois não consigo comer nada que não seja mal-passado. Mas na opinião de quem comeu, o sabor era bom, mas a textura da carne bem-passada comprometia sua maciez. Já o tagliarini nos deu a impressão de estar muito cozido, mas tal impressão era mais por causa do molho de queijos, que deixava tudo meio "grudento" - porém gostoso.



Pelo que pudemos perceber, praticamente todas as mesas ocupadas estavam comemorando aniversários, o que nos forçou a ouvir a canção de parabéns tocada pelos músicos presentes umas 10 vezes. Mas como nós também estávamos lá pelo mesmo ensejo, entramos no clima e cantamos juntos. A única ressalva é que os músicos não vieram até nossa mesa prestigiar o comensal aniversariante e, por isso, fizemos nós mesmos a cantoria, o que provocou um certo mal-estar entre os funcionários e os músicos. No final das contas, os músicos se redimiram com um pout pourri das mais animadas canções italianas de cantina.

O que podemos dizer é que trata-se de um restaurante para inúmeras ocasiões, com opções para todos os gostos, televisões espalhadas pelo amplo salão, sala de espera com serviço de bar e preço dentro dos padrões. Em uma quinta-feira à noite, várias mesas estavam ocupadas por casais, famílias com filhos, grupos de amigos... não há uma definição de público, mas fiquei feliz em ver um casal entrar depois das dez e meia da noite e ser atendido da mesma forma, o que não acontece sempre em outros restaurantes de mentalidade provinciana que vemos por aí. Talvez seja o jeito de trabalhar aprendido por João Lellis nesses quase 50 anos de estrada.



Lellis Trattoria - Campinas
www.lelliscampinas.com.br

8 comentários:

  1. Olá, Mari, tudo bem?
    Eu estava fazendo minha exploração semanal às páginas gastronômicas de Campinas, com a expectativa de descobrir algo sobre o restaurante Lê Bistrô Contemporâneo, que ainda não conheço, mas tive excelente referência, quando me deparei, pela primeira vez, com o seu Blog.
    Comecei a ler, a achar interessante; fiquei decepcionada com as suas críticas ao local acima citado... mas, não demorou muito a perceber que críticas ruins é com você mesma, né?!!...
    Fui ficando curiosa, intrigada, e fiz uma exploração mais profunda a este Blog, de alguém que se auto-intitula "gourmet"...
    Para uma gourmet de carteirinha, as definições dos pratos, locais, sabores, apresentações estão um pouco "provincianas"... palavra, aliás, retirada do seu comentário sobre os restaurantes de Campinas...
    Não posso deixar de externar minha indignação: provincianos??!!! Não!! nós somos uma cidade do interior, não provinciana!!... Uma cidade linda, que se desenvolve a cada dia, com restaurantes excelentes sim, mas que fecham cedo, afinal, não estamos nas grandes capitais, como São Paulo, Rio, NY, Paris, Milão!!
    E falando em excelentes restaurantes em Campinas e, porque não, São Paulo, já que você mencionou os top-10 de lá, em sua modesta opinião, percebi a ausência de comentários (que deveriam ser finalmente apenas positivos) dos nossos célebres Bellini, Baracat, La Palette, Olivetto!!! Nessa categoria, vi menção apenas do Le Troquet, que você foi em uma única ocasião para comemorar um aniversário, é isso?? Também não encontrei referências suas a outros restaurantes menos “gourmet”, mas não menos expressivos, como Theo Medeiros, Estação Marupiara, Vila Paraíso, Kindai...
    Se não me engano você comentou sobre as vieiras de lá, e acho que mencionou ser difícil encontrar boas vieiras (ou seriam patos?) no Brasil!!!...No Brasil?? o que tanto você conhece do Brasil?... Com qual intensidade e domínio?? Tirando um breve comentário que achei em algum canto deste blog sobre uma comparação do Le Troquet com o Fasano (??? helo!!!??), o que mais você conhece em São Paulo, além do Pastel da Maria e dos demais botecos que ano sim, outro também, ganham título de melhoras na Veja "Comer Bem"?
    Você já teve a oportunidade de comer vieiras no Le Brasserie? Provou o robalo do Carlota? O atum do D.O.M.? O Risoto da La Risoteria??
    Me desculpe, mas é muito leviano da sua parte mencionar que não temos isso ou aquilo bem feito no Brasil... é só você ir aos lugares certos... e, claro! pagar por isso!!
    Espero ter conseguido expressar minha opinião sobre seus comentários, mesmo que isso não venha a ter a menor importância, deverá servir para você tomar um pouco mais de cuidado ao criticar nossos restaurantes campineiros e brasileiros.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Anônima,
    primeiramente, agradeço a visita ao blog e comentário. Mas pude notar que o tempo que você dedicou à leitura foi um tanto escasso para poder entender a proposta deste espaço, o que talvez tenha ocasionado sua má interpretação da proposta e conteúdo das mais de 40 páginas postadas. Sugiro, antes de concluir a minha falta de propriedade para falar disto ou daquilo, que leia sobre o que você vai criticar, é o tal do “cuidado” que você mesma menciona no seu último parágrafo. Pois bem, quando iniciei o blog, expliquei que minha intenção era tornar públicas as indicações de restaurantes que tantos me pediam, assim eu poderia criar uma espécie de “catálogo eletrônico” para meus amigos consultarem quando bem quisessem, sem precisar me telefonar. Hoje, vejo que não só meus amigos têm o hábito de consultar o blog, mas outras pessoas que me encontram por acaso na “blogsfera”. Expliquei também que me sinto mais confortável em fazer as resenhas na ocasião da visita ao lugar e não com base em visitas passadas. Logo, sua conclusão sobre os lugares que não fui ou que fui apenas uma vez (é o caso do seu tom irônico e de desdém quando diz que fui ao Le Troquet apenas na ocasião do meu aniversário) está equivocada e carregada de preconceito. O blog teve início em janeiro e só fiz aniversário uma vez desde então... esteja certa de que gostaria de ter ido mais vezes neste ano, mas um outro detalhe que você não teve tempo de ler, é que trata-se de um blog auto-patrocinado, não ganho nem um cafezinho sequer de cortesia de lugar nenhum e minha atividade profissional não me permite idas frequentes aos “melhores” restaurantes de Campinas, como você mesma disse. Inclusive, citei o Olivetto e o La Palette em uma resenha, a qual você certamente não leu, mencionando visitas passadas a ambos e meu desejo de retornar para poder escrever no blog. Sua falta de atenção também é aparente quando diz que eu comparei o Le Troquet ao Fasano, como se eu o tivesse feito em termos de cozinha. Referi-me à experiência e não é que a crítica foi boa? Assim como tantas outras que fiz neste blog, mas que você preferiu generalizar como negativas por ter lido meia dúzia de linhas... cuidado eu tenho que ter ao não mencionar que a carne do pato estava dura e seca, ou que o vinho estava quente, ou que o serviço foi descortês! Em momento algum você demonstrou argumentos que desqualifiquem minhas críticas, você por acaso comeu o pato e estava bom? É o que as pessoas têm feito nos comentários do blog, quando discordam da minha opinião, com base em suas experiências. Tentar desqualificar minha opinião ou minha propriedade para falar do assunto torna-se inconsistente quando você omite seus argumentos e apenas me ataca (e se você fosse conhecedora das grandes capitais como NY, Paris ou Milão, saberia que os restaurantes de lá fecham muito mais cedo que os de Campinas...). Agora vamos ao tópico São Paulo: não é a proposta do blog falar dos restaurantes de lá, mesmo porque já existem blogs excelentes que cumprem muito bem este papel, coisa que não vemos muito por aqui. Mais uma vez você interpretou erroneamente meu post sobre Sampa, ao falar que nomeei meus “top 10” de lá. Continua...

    ResponderExcluir
  3. ... Apenas citei comidas e lugares que me vêem à memória quando estou por lá e que gosto de reavivar quando tenho oportunidade. Muito fácil pegar a última edição da Veja Comer e Beber e citar os restaurantes que você citou, difícil é conhecer os precursores de todos esses lugares, como o La Casserole do Largo do Arouche, o La Vecchia Cucina (sabia que Sérgio Arno não é só La Pasta Gialla?), o Rubayat (não o Figueira, o original da Vieira de Carvalho, centrão mesmo), o saudoso Elio, um dos primeiros restaurantes a trabalhar só com alcachofras... acho que já comi um bom pato em lugares certos, como o excelente Ici da rua Pará, bem pertinho do Le Brasserie, que você cita... e as melhores vieiras que já comi por aqui foram mesmo as do Le Troquet, olha que coisa boa, um restaurante da sua querida Campinas! Ah, e o Carlota anda meio em baixa ultimamente, passei lá outro dia e o salão estava vazio, vazio... Quanto aos outros lugares de Campinas que você sentiu falta no blog, calma que eu ainda chego lá, sem me fazer notar, claro... afinal de contas, eu pago por isso!
    Um abraço para você também, anônima.

    ResponderExcluir
  4. Cuidado Mari, as dondocas do Cambuí vão puxar seu pé de noite!!! Afinal, alguns lugares só devem ter comentários positivos...fico pensando como passei todo esse tempo sem saber que existem pelo menos 4 restaurantes perfeitos na cidade. Minha única recordação do Bellini é a dos meus óculos furtados pelo manobrista...mas deve ter sido culpa minha, já que num lugar perfeito isso não pode acontecer.
    E o mais legal desse blog é falar da Churrascolândia e do Per Se no mesmo endereço. Porque nós que não vamos ao D.O.M. ou ao Carlota todo dia apreciamos tudo quanto é crítica. E que a anônima escreva um blog só de elogios e lugares perfeitos...vai ser cheio de "domínio" e "intensidade", aposto.

    ResponderExcluir
  5. Ola Mari,

    Concordo plenamente com seus comentarios em relacao a maioria dos seus posts...
    Mesmo porque estamos falando especificamente destes lugares daqui de Campinas. Se quizer minha ajuda ainda podemos falar do Faena de Buenos Aires, porem nunca compará-lo a lugares de Campinas...... reconhecendo lugares otimos para se apreciar uma boa comidinha aqui pela regiuao.... Sao Paulo sem menor sombra de duvida e um icone de lugares para se sair a noite e escolher o tipo de comida para qualquer tipo de bolso a qualquer hora.....O seu amigo anonimo se colocou em uma situacao muito dificil com o comentario feito sobre seu post do Le Bistro.Concordo com tudo o que voce disse sobre o lugar, queria eu ter uma oportunidade de ter um lugarzinho daquele, lindinho no meio do Cambui, iria sem duvida tomar mais cuidado com os pratos oferecidos......voce esta de parabens com seu blog sempre com posts sinceros, aonde percebemos que voce nao se posiciona a favor ou contra o estabelecimento, somente descreve a sua experiencia o que e muito valida para todos que acessam seu blog!!!!!
    beijao
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!!
    Parabéns pelo Blog!!! Muito bom ter essa referencia com seus comentários antes de "experimentar" um restaurante novo na cidade!! Obrigado pela presença, pelos ensinamentos de análise e validação no dia do meu aniversário!!
    Beijos
    Minati

    ResponderExcluir
  7. Fala Minati!
    Valeu pela visita ao blog e pelo comentário! Precisamos marcar de novo um jantar de avaliação para o blog, já que vc curtiu colaborar com as análises! Só não publiquei a foto que vc e o Gabs dividiram a mousse pra não ficar chato... hehehe...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. oi mari,
    entao retornamos no lellis, e fiquei soemnte no buffet de antipastos, foi minha melhor escolha, pois para o meu paladar as massas de la sao muito "rusticas" demais. Agora o antipasto estava maravilhoso!
    bj
    pati

    ResponderExcluir