domingo, 12 de junho de 2011

Em Vinhedo, novidade com sabor de nostalgia: Bertazzoli Gourmet



Antes de falar sobre a nova casa do chef Rogério Bertazzoli em Vinhedo, é necessário contar um pouco do papel fundamental desta família na gastronomia do interior paulista.

Em 1982 nascia na cidade a Cantina Famiglia Bertazzoli, ou Cantina do Toninho, figura das mais queridas e responsável por grande parte do sucesso da casa junto ao público, que vinha de longe para almoços repletos de pratos tradicionais da cozinha italina, comandada pelas matriarcas da família. Com o passar dos anos - e de finais de semana de casa lotada e filas de espera - a cantina passou por uma transformação, não só de ambiente mas também de cardápio e de conceito. As heras que cobriam as paredes externas deram lugar a janelões e colunas, o pátio interno, antes gramado e que servia de área de espera foi anexado ao amplo e moderno salão, com belas mesas e cadeiras estofadas, bem diferente das cadeiras de palha que faziam par com as toalhas quadriculadas tão características de uma cantina. O que impulsionou a transformação foi a volta do caçula da família dos cursos de formação no exterior, dentre eles cozinha profissional, patisserie gourmet, cozinha avançada regional da Itália e cozinha da Toscana, todos na Cordon Bleu (inclusive na filial italiana "Scuola di Arte Culinaria"). A tradicional cantina passava a um outro patamar gastronômico, com a inclusão de novos e sofisticados pratos em seu cardápio.

Mais outros bons anos de sucesso e casa lotada se passaram - aos domingos a espera podia ser de horas - e seu público, extremamente fiel, criou ao longo do tempo uma relação de amizade com aquela família. Pratos marcaram a memória dos comensais que, assim como eu, frequentaram o restaurante durante anos a fio - comecei minha relação com aquele lugar quando ainda estava no carrinho de bebê! - mas um dia, sem muita explicação, a longa relação da família Bertazzoli e sua cozinha com o público chegou ao fim. O local foi vendido e, até aquele momento, não se falava em uma nova casa. Senti-me órfã, assim como muitos outros devem ter se sentido também. Isso foi há três anos...

Tão repentino quanto o fechamento do restaurante foi a forma como fiquei sabendo que os Bertazzoli estavam de volta. Como quem não quer nada, o Rogério abriu sua nova casa sem anúncio ou estardalhaço, esquema low profile mesmo: lugar pequeno e intimista, muito bem montado, trabalhando com menu degustação nos almoços de finais de semana e opções a la carte de terça a sexta. Da cozinha envidraçada é possível ver todo o trabalho do chef, que faz tudo do começo ao fim, com muito esmero na escolha dos ingredientes que compõem os pratos. Imagino que a sutileza na inauguração seja para evitar uma fila quilométrica, já que a capacidade da casa é bem pequena e a lista de amigos e potenciais clientes é vasta.

Capricho na decoração

Na nossa primeira visita tivemos o prazer de sermos recebidos pelo Toninho, como nos velhos tempos da cantina, já dando indícios do peso nostálgico que sentiríamos ali. Ficamos impressionados com o bom gosto na decoração, mérito da Camila, esposa do Rogério. O menu do dia era composto por antipasto de abobrinha acompanhado de pães fresquinhos (pudera, o chef também tem especialização em panificação), boa manteiga e azeite virgem, piazzete di ossobuco al brodo (uma massa como mini raviolis em caldo), polenta mole com brie e risotto di funghi nero, ravioli di mozzarela di bufala al sugo caponata (molho de tomates bem rústico com berinjela) e, por fim, costeletta di maiale con insalatine verde (costeletas de porco com salada de mini agrião). Bebidas e sobremesa são a parte, mas como a família integrou o bistrô à sua importadora de vinhos, ótimos rótulos estão à disposição por preços bem interessantes. Nosso garçom nos informou que o chef sugeria um Sangiovese da Da Vinci para harmonização, que foi uma ótima pedida a impressionantes 29 reais a garrfa.

A lousa na entrada informa os pratos do menu e o preço por pessoa


Variedade de rótulos a preços atraentes, a casa tem importadora própria.

O antipasto estava ótimo, assim como os pães. Logo veio o brodo, que caiu maravilhosamente bem com o friozinho que fazia naquele domingo. Massa al dente com recheio de personalidade e caldo levíssimo, coroado com um verdadeiro parmigiano reggiano ralado na hora. Na sequência, a polenta com o risoto, uma bela dupla que fez a gente raspar o prato. O brie derretido em cima da cremosíssima polenta e o risoto al dente, com um tom diferente devido ao funghi negro, super aromático.

Antepasto de abobrinha...

... seguido do ótimo brodo

"Comfort food" gourmet!

O tempo entre um prato e outro não era longo mas suficiente para degustar o vinho com a calma que os comensais gostam. Os raviolis logo vieram, bonitos, recheados e com um molho potente, levemente apimentado e com tomates curtidos. A mozzarela do recheio era muito fresca, fazendo o papel do elemento sutil. Desnecessário dizer que o ponto de cozimento da massa estava perfeito.

Molho de personalidade no ravioli

Para nós já seria o suficiente, estávamos agraciados, mas ainda havia o último prato e ele não desapontou, pelo contrário, fechou o menu com chave de ouro. As costelinhas tinham carne muito tenra, soltando do osso, mas com uma casquinha crocante por fora, salgada no ponto que eu gosto. O chef só cometeu um deslize, mandando justo o meu prato com menos quantidade! Não tive dúvida e mais olho que barriga que sou, pedi mais uma costelinha para ficar igual aos demais. Para minha sorte, o chef me deu mais uma de brinde e eu ainda fiz marra com o pessoal que tirou sarro do meu prato "menor".

As costelinhas com uma de "brinde"...

A opção de sobremesa que nos apeteceu foi a torta de cacau feita pela mãe do chef, de cor escura que atestava a boa procedênca do chocolate, com calda cremosa e não muito doce, do jeito que eu gosto. Não sobrou nem o morango da decoração pra contar a história...

Torta de cacau (quase esquecemos de tirar a foto antes da guerra das colheres)

O valor do menu por pessoa é de 78 reais, o que consideramos muito bem pago. Além da ótima comida, o ambiente é extremamente agradável e acolhedor, passaríamos a tarde toda ali, jogando conversa fora e tomando os bons vinhos da adega. Fiquei sabendo que eles também estão servindo café da manhã e chá da tarde, com croissants de própria autoria do chef, devem ser divinos, uma próxima visita já se faz necessária para conferir. O que posso dizer é que fiquei muito feliz em saber que Vinhedo conta com uma ótima opção, destino certo de ótimas experiências gastronômicas através das mãos deste talentoso chef.

Quem frequentou a antiga casa da família certamente irá se lembrar desta peça, que faz parte do acervo dos Bertazzoli desde sua imigração e, também, da minha infância durante os almoços de domingo, há mais de 20 anos atrás.

Bertazzoli Gourmet
Av dos Imigrantes,636, Vinhedo, SP
(19)3836-2202
www.bertazzoligourmet.blogspot.com

4 comentários:

  1. Freqüentei por muitos anos a Cantina Família Bertazzoli, com amigos e minha família,ficamos amigos do inesquecível Toninho e seus filhos,e, ficamos muito tristes e decepcionados com o inesperado fechamento da casa, ao irmos para o almoço em um domingo de dezembro, há alguns anos.
    Fiquei muito feliz ao saber, por um aluno, nesta semana, que a uma nova Casa Bertazzoli havia sido aberta. Procurei na internet pela confirmação e, com certeza, voltarei a freqüentar a cantina.
    Boa sorte e muito sucesso aos Bertazzoli. Eles merecem.
    Saran, Campinas, 13 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Precisava mesmo era do contato por email deles, pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia,
      pode ser sim! O e-mail que tenho é o bertazzoli.gourmet@gmail.com , quem costuma acessar e responder é a Camila, esposa do chef Rogerio, ok? Abs.!

      Excluir