domingo, 6 de novembro de 2011

Relax e boa comida: a fórmula perfeita do DPNY

Foram 48 dias sem postar por aqui! Minha ausência deve-se a mais absoluta falta de tempo, decorrente de uma rotina cada vez mais insana na qual me meti e da qual não sairei tão cedo, com exceção de uma merecida semaninha de descanso. E é sobre esta semana que quero falar, pois não foi à toa que escolhi um lugar que alia conforto, relaxamento à beira-mar e boa gastronomia: o DPNY, em Ilhabela.

Poderia gastar algumas linhas falando sobre a excelente infra do hotel, das belas instalações, dos mimos como espumante no café da manhã - que vai até às 13h todos os dias! - e máquina de Nespresso no quarto... enfim, se este blog fosse de turismo, este seria nosso assunto principal, mas estamos aqui para falar de comida e de boa comida, então vamos nos ater ao que interessa.

Acho que o maior benefício do DPNY é ter em suas dependências o restaurante Tróia, premiado com uma estrela do Guia Quatro Rodas pelo quarto ano consecutivo pela qualidade de sua cozinha. O hotel oferece um pacote com café da manhã e jantar inclusos que, ao meu ver, tem a melhor relação custo x benefício do litoral paulista. Pode-se escolher qualquer prato do cardápio (entrada, principal e sobremesa) e as bebidas e serviço são a parte. O restaurante abre também para o público em geral, daí a necessidade de se fazer reservas mesmo para hóspedes.

O ambiente é agradável, com uma boa parte aberta para permitir a entrada da brisa do mar (não temam os borrachudos, aqui eles são minoria), velas nas mesas e cadeiras estofadas em vermelho vivo. O serviço é atencioso e discreto, mas notei diferença entre garçons a cada jantar, alguns não tão bem treinados quanto outros. Há também um sommelier à disposição dos comensais, já que a carta de vinhos é relativamente extensa e variada.

Boas opções no menu, de influência mediterrânea contemporânea, entre peixes, frutos do mar, carne vermelha, aves (inclusive pato) e cordeiro. Fiquei bastante em dúvida na hora de escolher, pois muitas das opções me pareciam tentadoras. Como teria 4 jantares pela frente, tentei me policiar para variar as minhas escolhas e tentar experimentar o maior número de pratos diferentes. Confesso que tive vontade de repetir algumas escolhas no dia seguinte, caso do Saint Peter marinado da entrada da primeira noite, mas me ative à proposta inicial (ok, me arrependi de não ter pedido de novo, mas isso fica entre nós).
Para não confundí-los com muitas informações, vou listar os pratos de cada dia e colocar apenas algumas fotos, mas comentarei todos:

Primeira noite

Eu
Entrada: San Pietro marinato - Saint Peter marinado com limão, cebola e gengibre;
Principal: Misticanza di frutti di mare - peixe, camarão e polvo grelhado, com legumes assados ao molho de vinho branco e especiarias;
Sobremesa: Crespella di cioccolato con pistachi - Trouxinha de chocolate com pistache e sorbet de framboesa

Maridão
Entrada: Conciglioni con brandade di baccalá mantecato - Massa recheada com bacalhau gratinada ao pesto de rúcula
Principal: Nero al mare - Talharim de tinta de lula com frutos do mar
Sobremesa: Mousse de caramelo com granité de café e amêndoa crocante


Comentários gerais:
O Saint Peter marinado foi a melhor das entradas que experimentei, lascas macias e carnudas de peixe bem marinado, com cebola fininha e um leve sabor de gengibre. Equilibrado, leve e extremamente saboroso. Fiquei de olho o conciglioni do maridão, com recheio de bacalhau bem cremoso e pesto leve, muito boa também. Dos principais, os frutos do mar do meu prato estavam bons e no ponto de cozimento correto, porém senti falta de um molho que criasse uma união entre os elementos do prato. O talharim estava saboroso e no ponto correto também, com boa quantidade de frutos do mar. Com relação às sobremesas, minha percepção é de que são idéias criativas e ingredientes interessantes, porém a execução deixa a desejar. De todas que provei, a mais interessante foi o carpaccio de abacaxi, sobre o qual falaremos em seguida. As mousses tinham textura pesada e não eram aeradas. Os sabores eram mascarados, caso da mousse de cupuaçu, cujo sabor em nada lembrava a fruta. No caso das sobremesas da primeira noite, as trouxinhas de chocolate tinham crosta muito grossa e chocolate extremamente amargo - vale lembrar que sou fã de chocolate com até 90% de cacau, por isso até eu estranhei a potência do chocolate da sobremesa. A mousse de caramelo era pesada e o granité de café só ajudou a deixar tudo mais denso. O ponto positivo da história é que não dou a mínima para doces e nem costumo pedir sobremesa com frequência, mas neste caso elas faziam parte do pacote e não sou de desperdiçar nada...

O couvert nosso de cada dia... os pães eram irresistíveis!


Entrada campeã: Saint Peter marinado


Segunda noite

Eu
Entrada: Terrina di melanzane con salsa di gaspacho - Terrine de berinjela com molho de gaspacho;
Principal: Petto d’anatra - Peito de pato com redução de balsâmico, gratin de batata e ervilhas;
Sobremesa: Carpaccio di ananas - Carpaccio de abacaxi ao mel com raspas de limão;

Maridão
Entrada: Azzurra - Alface americana, alcachofra, azeitonas pretas e tomate cereja ao vinagrete balsâmico;
Principal: Entrecote com risoto di formaggio - Entrecote com risoto de gorgonzola;
Sobremesa: igual à minha

Comentários gerais:
A terrine de berinjela tinha textura cremosa e sabor intenso, gostei da combinação com o molho de gazpacho, mesmo sendo uma entrada fria (o que pode causar certa estranheza em quem associa o gazpacho a um molho de tomate). A salada era bem básica e sem segredos. O peito de pato, apesar de eu ter pedido mal passado, veio ao ponto e não tão macio quanto o desejado. A carne tinha uma rigidez inconveniente, o que talvez pudesse ter sido amenizada com o ponto correto da carne. Por outro lado, o gratin de batata estava ótimo, mas a quantidade de carne era pouca se comparada ao acompanhamento. Com o entrecote aconteceu o mesmo problema de ponto, apesar da nossa insistência em sempre explicar ao garçom o ponto desejado (bleu). Veio errado e voltou para a cozinha. Na segunda tentativa, o ponto veio correto. Risoto de gorgonzola bem executado e saboroso. A surpresa ficou por conta do carpaccio de abacaxi, do qual nada esperávamos, mas que se mostrou delicioso, com intenso frescor e equilíbrio.

Terrine com gaspacho

Pato

Dentre tantas sobremesas elaboradas, quem diria, o abacaxi sagrou-se campeão...


Terceira noite

Eu
Entrada: Kibe veggie - Kibe de soja com legumes e salsa de coalhada com hortelã;
Principal: Carre di agnello alla brasilianna - Carre de cordeiro com cuscus paulista e couve;
Sobremesa: Panna cotta con amarena e pistachi - Panna cotta com cereja amarena e pistache;

Maridão
Entrada: Carpaccio Rustico di Manzo - Carpaccio rústico de mignon com mostarda Dijon e lascas de parmesão;
Principal: Costolette di maiale - Costela de porco com molho de pitanga, arroz e legumes;
Sobremesa: Torta fredda di cioccolato al café - Torta fria de chocolate com café e avelã;


Comentários gerais:
O kibe veggie era mais interessante no cardápio que no prato. Apesar do sabor delicado, era um tanto ressecado, talvez devido à escassez do molho de coalhada. Já o carpaccio rústico de mignon era divino, nada daquelas fatias finíssimas de lagarto congelado, as fatias de mignon eram mais espessas, ultra macias e bem temperadas com Dijon, além das muitas lascas de bom parmesão por cima. Depois do Saint Peter marinado, a melhor entrada que provamos. O carré de cordeiro tinha carne bem tenra e saborosa, fazendo boa parceiria com o cuscus e a couve. A quantidade talvez deixe um pouco a desejar. Já as costelinhas de porco eram macias e o molho de pitanga harmonizava perfeitamente com a carne, mas o acompanhamento de arroz branco pode ser simplório demais para um restaurante deste nível. Para figurar neste cardápio, no mínimo um arroz pilaf... os legumes estavam quase crus e, em se tratando de anéis grossos de cebola, isso não é um mérito. A panna cotta estava firme demais, deveria ter a textura um pouco mais suave, mas o sabor das cerejas amarenas e do pistache contribuíam bastante para o conjunto. A torta fria de chocolate também pesava em textura, pegando na colher e no céu da boca.

O kibe do arrependimento

Carré de cordeiro

Costeletas de porco


Quarta noite:

Eu
Entrada: Riso nero con frutti di mare - Arroz negro com camarão, lula e mariscos ao molho de limão;
Principal: Taglioline con Gamberi alle herbe - Massa fresca produzida na casa, puxada com camarões e vinho branco;
Sobremesa: Mousse brasilianna - Mousse de cupuaçu com redução de chocolate;

Maridão
Entrada: San Pietro marinato - Saint Peter marinado com limão, cebola e gengibre;
Principal: igual ao meu
Sobremesa: Crème brûlèe - Creme a base de fava de baunilha

Comentários gerais:

Pra variar, me arrependi de não ter pedido o Saint Peter de novo... o arroz negro poderia ser mais interessante se tivesse algum molho ou elemento que o umidificasse, pois os grãos somente cozidos ficam sem graça. Os frutos do mar eram poucos e vieram separados, ou seja, deveria existir algum elemento de ligação entre os componentes do prato. Enquanto eu buscava algo que me entretesse naquela entrada, o maridão se fartava com os nacos carnudos do peixe marinado... para compensar a entrada insossa, a massa veio trazendo alegria, fresquíssima e cozida à parfeição, o "não-molho" de vinho branco e ervas dava um sabor delicadíssimo ao prato, com camarões estourando na boca. Já esperava alguma decepção na sobremesa e minha mousse de cupuaçu não me surpreendeu. Apesar da textura um pouco melhor desta vez, o sabor da fruta simplesmente não estava ali, por mais força que eu fizesse para encontrá-lo. A redução de chocolate, por outro lado, estava ótima. O crème brûlèe do maridão tinha textura correta, casquinha fininha e sabor de baunilha de verdade, nada de essência.

Regrets again com o riso nero...


A massa divina!

Se não estivéssemos no pacote Gourmet, cada jantar teria saído em média R$ 300,00 (com vinho). Apenas uma opção de entrada, prato principal e sobremesa não estão incluídos no pacote, porém podem ser pedidas com um acréscimo de 20 reais. São elas: Gamberetti Provenzale (camarões a provençal), Gamberi Tróia (camarões com molho de laranja e fava de baunilha, purê de cará e legumes) e Budino di cioccolato con gelato di vaniglia
(Petit gateau com sorvete de baunilha). Como não sou tão fanática por camarões e as opções do cardápio eram variadíssimas, não me interessei, mas vi alguns passando por mim e não me pareceram dignos do acréscimo (diante de outros pratos também com excelentes ingredientes). Em suma, a estadia no DPNY vale à pena não só para os que buscam conforto e uma certa sofisticação à beira-mar, mas também para aqueles que, assim como eu, anseiam por uma gastronomia de alto nível durante seus dias de folga.

DPNY Beach Hotel Ilhabela
Troia Dining & Music
www.dpnybeach.com.br
fone: (12) 3894-3000

Um comentário:

  1. Precisamos voltar p/ experimentar os outros pratos! Bjo
    Maridão

    ResponderExcluir