domingo, 15 de janeiro de 2012

O Rosário é coisa nossa

Nosso retorno em 2012 será dedicado ao restaurante mais tradicional da cidade de Campinas, um velho conhecido dos comensais locais. Mas antes de falar sobre este sexagenário estabelecimento, gostaria de compartilhar com vocês as minhas resoluções de 2012 para o M.O.Q.B. - são elas:

1. Postar com mais frequência: sim, resolvi que quero manter a frequência semanal, mesmo que, eventualmente, surja um post ou outro com um conteúdo "alternativo" - obviamente relacionado à gastronomia e, se possível, à nossa região. Relaxem, não vou postar devaneios desconexos por aqui, o assunto sempre será comida e tudo o que está realacionado a ela.

2. Vou ser mais franca, sem me utilizar de eufemismos nos momentos de crítica. Ao reler alguns posts sobre lugares que não gostei ou que a experiência teve maus momentos, percebi que me preocupo muito em ser sutil para minimizar as críticas, quando deveria ser mais incisiva. Pois bem, serei...

3. Vou sair da zona de conforto em prol de conhecer novos lugares: isso quer dizer que, vez ou outra, vou abrir mão de ir aos lugares que mais gosto para conhecer outros, assumindo o risco de não ser legal - ou de ser surpreendente - e postando por aqui conteúdo mais diversificado.

Isto posto, vamos ao que interessa: o Restaurante Rosário é um marco da cidade, conhecido por todos e frequentado por clientes extremamente fiéis. Com um cardápio clássico e extenso, funciona num esquema praticamente de 24x7, ou seja, você provavelmente nunca vai encontrar a porta fechada, ele sempre está funcionando, inclusive em datas como Natal e Ano Novo. Além do salão, trabalha com entregas não só na cidade de Campinas mas também em outras da RMC e conta com área para happy hour.

Das opções do menu, destaque para a infinidade de opções de filés (todos mignon), como os clássicos Luiz XV, Steak au Poivre, Steak à Diana ou Chateaubriand. Praticamente todos os tipos de carne também são feitos no churrasco, como cordeiro, pintado, lombo e espetos. Mas o que me faz crescer os olhos mesmo é o tal Camarão Saint Jacques: meia dúzia de camarões gigantescos, recheados com catupiry (the original) e empanados, a verdadeira "desgraça em forma de delícia". Só de camarão são nove opções, além dos peixes, que incluem moqueca, abadejo, salmão, bacalhau e pescada, em diversas preparações. Completam o cardápio opções de massas, aves, guarnições, saladas, entradas e sobremesas. É o tipo de lugar que agrada a absolutamente todos os paladares, impossível não achar algo de que se goste, mesmo para quem tem restrições alimentares. Na minha cabeça, costumo comparar o Rosário ao Gigetto, restaurante tradicionalíssimo do centro de São Paulo que, há mais de 70 anos, serve seus clientes de forma initerrupta - não fecha nunca! - principalmente nas altas horas da madrugada, lá na rua Avanhandava.

Nossa visita foi durante um almoço de domingo, quando tivemos que enfrentar uma espera de cerca de meia-hora por uma mesa para quatro. São famílias inteiras que vão ao Rosário num almoço de domingo, mesas grandes mesmo, mas a fila é organizada. O bom é que pode-se esperar no balcão do bar, com um chope Brahma muito bem tirado, o que ameniza qualquer espera. Durante a semana o movimento também é grande durante o almoço, mas no jantar não há dificuldade nenhuma para se conseguir uma mesa.

O ambiente, como não poderia deixar de ser, tem decoração clássica e boa climatização. Mesmo com a casa cheia o conforto acústico é bom. O serviço é daqueles que nos dão sensação de nostalgia, com garçons experientes, que têm anos de casa, vestidos com paletós brancos e gravatas borboleta.

Já fizemos nossas escolhas enquanto esperávamos pela mesa, então após nos sentarmos não esperamos 15 minutos pelos pratos. O couvert, com pães frescos, manteiga, patê e berinjela, ajuda a segurar a onda a amenizar o apetite.

Pedimos um Filé à moda para dividir em dois: filé mignon alto, molho rôti com funghi e castanha de caju, arroz e brócolis. Obviamente, o ponto foi bem mal-passado, ao qual dei bastante ênfase. Mamãe foi de Luiz XV, um filé mignon grelhado com bacon, molho madeira e acompanhado de arroz, creme de aspargos e batatas griset. Meu irmão foi de abadejo ao alho e óleo com legumes.

Nosso filé veio lindo e no ponto perfeito, dois medalhões altos e ultra macios. Fiquei encantada com a forma old school do garçom para servir o prato, com a técnica das duas colheres. Só de espetar a carne eu sabia que o ponto estava correto. Muito saboroso e harmônico, além da fartura que me agradou bastante - é claro!

Filé à Moda já montado no prato, porção para uma pessoa.

O ponto perfeito!

E a técnica das duas colheres!

O Luiz XV também veio no ponto certo do pedido, carne muito macia e acompanhamentos corretos. O peixe também veio em filé grande, com flocos dourados de alho por todo o prato. Tudo gostoso, sem falhas!

Luiz XV para uma pessoa

Abadejo ao alho e óleo

Os valores são justos, não se pode querer pechinchar comida de boa qualidade em tempos de custo Brasil elevadíssimo. Pratos individuais em torno de 40 reais e, para duas pessoas, em torno de 80 reais. Nada que possa ser considerado caro, apenas dentro dos padrões atuais, sem surpresas.

O Rosário é um porto seguro na cidade. É daqueles lugares que você vai sabendo o que vai encontrar, sem o receio de que algo não esteja legal. Eventualmente, eles têm a carne de Kobe, se você está em busca de uma experiência carnívora sublime, peça sem medo pois eles sabem preparar a carne com todo o zelo que ela merece. Recomendo o Rosário de olhos fechados pois confio no seu vasto know how, adquirido através de décadas de boa comida e bom serviço.

Restaurante Rosário
Rua General Osório, 941
fone: 3232-8400
www.restauranterosario.com.br

5 comentários:

  1. De fato, o Rosário não decepciona nunca! Só faltou dizer que a área de happy hour é na verdade um full bar, com cardápio de petiscos, sanduíches e pizzas!!! E tudo muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua ideia para o novo ano, mas acho que também seria legal você divulgar os preços dos pratos pedidos, das bebidas. Seria um diferencial!
    Feliz 2000eDoces pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Olá Stella,
    obrigada pela visita e pelo comentário. Na verdade, antes eu colocava os preços, hoje em dia eu só menciono se é caro ou não, mas como isso é uma questão de referencial e varia muito de pessoa para pessoa, concordo com a sua sugestão e vou aplicar nos futuros posts, ok? Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, que saudades que eu estava de visitar seu blog !
    sempre com novidades :D, de deixar agua na boca e estomago doendo!!
    Sempre passei em frente deste restaurante e não sabia da historia e variedade! Fantastico um restaurante de interior que não leva ritmo de inteiror (24x7) Valeu mais uma vez pela dica! Mais um para o caderninho de altas recomendações!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, olha quem voltou a te visitar!
    Bizu !! Estava morrendo de saudade do blog (a saudade que estou da blogueira vc multiplica por mil) Gosto do seu espirito aventureiro pela gastronomia que mostra lugares incriveis na região. É muito bom saber de lugares 24x7 em Campinas, Sempre passei na frente deste restaurante mas não sabia de sua tradição e diversidade. Fica ai mais um local para eu visitar! Um bejao Bizutti

    ResponderExcluir