segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vida longa ao Meme Cambuí

Já fazia um tempo que ouvia comentários sobre o Meme e a vontade de conhecer foi ficando cada vez maior. Inclusive, o termo meme, assim como o próprio estabelecimento o define, significa uma ideia, comportamento, estilo ou hábito espalhado culturalmente de pessoa a pessoa. Talvez não por acaso fiquei sabendo do Meme através do bom e velho boca a boca e, pelo que pude notar, essa é a forma de divulgação que a casa quer ter.



A casa é pequena e tem estilo minimalista, com salão decorado com o essencial, aliando estética à funcionalidade. O estilo também pode ser percebido no menu e nos pratos que saem da cozinha, definida como moderna. Poucos pratos compoem o menu, mas encontra-se de tudo entre as opções de entradas, principais e sobremesas. A carta de vinhos também é sucinta, porém com preço honesto.

Já tinha dado uma olhada no cardápio pela internet e já fui com minhas escolhas feitas. De entrada, o salmão marinado por 48h; para o maridão, filé mignon selado em crosta de trompetas negras - uma variedade de cogumelo - com lentilhas. Para os principais, escolhi o peito de pato com risotto de arroz negro e pupunha e o maridão foi de filé mignon com batatas pont neuf, tutano e molho de vinho tinto.

A espera pelos pratos foi muito agradável por conta do couvert, que há muito não via de forma tão inovadora e surpreendente, apesar dos ingredientes simples: uma redução de vinagre de vinho tinto que, combinada ao Dukkah - uma farofinha de avelã e especiarias - me fez comer umas 10 fatias do pão da casa. Além de uma ótima tappenade de azeitonas pretas (um tipo de pesto), o couvert ainda tinha uma manteiga de ótima qualidade, feita lá mesmo, com sal marinho inglês. Como é bom ver pequenas coisas serem valorizadas, uma casa que faz sua própria manteiga merece crédito...

Inovador

As entradas vieram sem muita demora e com bela apresentação. O salmão marinado veio em 4 fatias, acompanhado de filetes de maçã verde, mini folhas e redução de maracujá. Apesar de finas, as fatias tinham sabor intenso, algo defumado, uma entrada interessante e delicada. O filé mignon também veio em pequenas fatias enfileiradas, com sabor intenso dos cogumelos, em harmonia com as lentilhas e o molho teriaky.





As entradas deram um indício do que estaria por vir e nossas expectativas se confirmaram: a montagem dos pratos era belíssima e a quantidade surpreendeu. Meu pato era composto por mais de uma dúzia de tenras fatias de peito, no ponto correto, regadas por um glacê de balsâmico com maracujá, sobre ótimo risotto de arroz negro. Todos os contrastes estavam presentes, a escolha dos ingredientes do prato foi muito feliz e a execução, corretíssima. O filé mignon também veio em dois grandes pedaços, no ponto certo (mal passado) e fazia belo par com as batatas pont neuf (um tipo de corte que elimina as pontas arredondadas, deixando-a com esse aspecto retinho). Carne macia e saborosa, como um bom filé mignon deve ser.

Pato farto!

Carne ultra macia

Satisfeitíssimos porém com sede de novidades, queríamos experimentar uma sobremesa. Os mini churros pareciam uma boa pedida, mas quando o atendente nos ofereceu a opção do brownie com sorvete de capim santo, encasquetei que queria experimentar o sorvete. Perguntei se poderia trocar o sorvete de gengibre que acompanhava os mini churros pelo de capim santo e ele me disse que não haveria problemas. Felicidade completa quando a sobremesa chegou e notei que os dois sorvetes estavam ali, um melhor que o outro, além dos crocantes e sequíssimos churros em calda leve de chocolate. Valeu cada colheirada pecaminosa.

Os preços do Meme estão dentro da média para um restaurante deste padrão. Entradas variando entre 14 e 26 reais, principais que vão de 19 a 47 reais e sobremesas entre 10 e 14 reais. Durante a semana a casa também oferece boas opções no menu executivo de almoço a ótimo custo x benefício.

Espero que o Meme tenha vindo para ficar. Uma nova opção é sempre bem vinda, principalmente quando chega assim de mansinho, num esquema low profile e, de repente, te surpreende com uma ótima comida. Parabéns ao chef Frederico Bovolon e a sua competente brigada.



Meme Cambuí
www.memecambui.com.br
Rua Dona Josefina Sarmento, 313
fones: (19) 2121-5688, 3304-5528

5 comentários:

  1. Oi Mo!
    Também gostei muito do Meme! Vamos voltar!
    Bjão!
    O Maridão

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei super curiosa para conhecer! =) Qquer dia vou lá. beijos,
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. O Chef Frederico Bovolon é muito criativo. Os pratos dele são muito original. Eu estou esperando as próximas criações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que as criações não são dele. Com a saída do talentoso chef australiano (não me lembro o nome dele) da brigada do meme, o cardápio deveria ser trocado porque essas criações não são do Sr. frederico.

      Excluir
    2. Prezado Anônimo,
      optei por publicar seu comentário pois, a princípio, ele não se caracteriza como inadequado ou ofensivo, mas confesso que estou um tanto quanto incomodada com ele... gostaria de salientar que, ao publicar seu comentário, de forma nenhuma atesto como verdade ou concordo com o que está sendo dito, apenas acho que, para tal afirmação, você deveria embasar-se em argumentos. Caso contrário, sua afirmação pode soar como caluniosa. É simples vir a um espaço público e falar anonimamente, mas gostaria de saber quais são seus argumentos para esta afirmação. By the way, o nome do chef australiano que saiu do meme é Trent...

      Excluir