sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Papai Salim: Liga Bra Mim

Ah, o verão... estação tão festejada no Brasil, país de praias paradisíacas e de gente feliz e bronzeada, mas que também traz as malditas e intermináveis chuvas de fim de tarde... É justamente por causa desses temporais diários que acabei desistindo de sair para jantar ontem, e anteontem, e antes de anteontem... Coisa mais chata! A volta pra casa do trabalho já demora mais que o dobro do normal, o que me deixa totalmente desmotivada para sair de novo.

Assim sendo, somando-se o mau tempo com a total falta de vontade de cozinhar (sim, para aqueles que não sabem, cozinho sim, e muito bem), resolvemos apelar para o delivery, mas aí iniciou-se outro drama. As opções de delivery em Campinas restringem-se a pizza, lanche, batatas recheadas e toda sorte de junk food existente. Daí que ficamos naquela indecisão, a vontade mesmo era de ir jantar em algum lugarzinho bacana, mas para pedir em casa não batia nenhuma vontade específica. Vamos ligar para o Papai Salim, pronto! (já que o slogan do delivery deles é "liga bra mim").

O Papai Salim é um restaurante libanês que ocupa o mesmo espaço no centro da cidade há mais de trinta anos, tendo passado por uma boa reforma recentemente. Tem um cardápio enxuto, com os pratos tradicionais da culinária "árabe", como kibes feitos de todas as formas, esfihas, pastas frias, tabule, charutinho, abobrinha recheada e beirutes. Vencedor do prêmio de Melhor Salgado da cidade pela Veja Campinas (não me lembro o ano exato), faz o melhor quibe frito que já comi na vida, também na versão recheada com catupiry (sim, o legítimo). Ainda no quesito quibe, o quibe crú é sempre muito bem feito, com a dosagem certa de trigo e carne, tem aquela cor vermelho-vivo, sempre muito fresco. As pastas como homos, babaganuch e coalhada seca podem ser motadas em um combo com tabule e quibe cru, ou ainda com outras opções de pratos quentes.

Como ontem fomos de delivery, não posso falar do salão do restaurante pois ainda não passei por lá depois da reforma, mas até pela localização e pelo público fiel que o frequenta, posso afirmar que é um ambiente simples, com alta rotatividade no horário do almoço, porém o atendimento costuma dar conta do recado. Não tem estacionamento e não se pode parar em frente, pois fica em uma avenida movimentada, mas no entorno encontram-se vários estacionamentos (que, se não me engano, algum deles deve ter convênio com o restaurante).

Quanto ao preço, achei que nosso pedido de ontem saiu mais salgado do que o que costumo pagar quando vamos no próprio local. Acabei não perguntando quanto era a taxa de entrega e teve também o adicional do refri, que muito provavelmente deve ser bem mais caro que no mercado. Mas por 3 quibes fritos, 1 quibe crú (porção de 500g), 1/2 porção de homos e 4 esfihas abertas de carne, o total de R$ 66,00 parece meio caro (lógico que a comparação no pode ser feita com o famoso-e-horrível fast-food àrabe, mas os preços estão bem próximos do Almanara, cujas instalações são bem melhores).

Ah, e aqui entra a "coisa de turco": mesmo tendo pedido o homos, o pão sírio não vem incluso no preço, tem que ser pedido à parte, cujo valor também é cobrado à parte... Eu sei que libaneses detestam ser chamados de turcos e sua comida também não deve ser chamada de árabe, mas já que costumamos fazemos toda essa miscelânea étnica, a "coisa de turco" é para ilustrar a fama de, digamos, mão-fechada...

Em suma, o Papai Salim serve comida de excelente qualidade, tem um delivery que cumpre o tempo de entrega estipulado e está lá, firme e forte no mesmo lugar porque sabe o que faz. Portanto, o aval do blog: Papai Salim é Mais Barriga!

Papai Salim
www.papaisalim.com.br

3 comentários:

  1. O lugar ficou bem melhor, após a reforma! Além dos clássicos, eu recomendo o beirute de kafta e os pães!

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog. Nunca tinha achado. Vou lendo aos poucos pra pegar uns lugares pra conhecer. faço avaliação da gastronomia mais baixa em Campinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      valeu pela visita e também gostei do R.V.R., principalmente do termo que você utilizou, "baixa gastronomia"! A verdade é que eu gosto de comida, independente da denominação. Voltarei mais vezes para ler o conteúdo, bacana mesmo!

      Excluir