sábado, 16 de janeiro de 2010

Big Jack: chegou chegando...

A mais nova hamburgueria de Campinas (não que haja muitas outras), inaugurada em dezembro passado, já conta com salão lotado e fila de espera nas noites de sexta, sábado e domingo. Isso não seria um fato relevante em São Paulo, mas aqui em Campinas é, principalmente para um lugar recém aberto, em um bairro que conta com inúmeras opções de bares e restaurantes.



Ao meu ver, o motivo desse sucesso deve-se à visão empreendedora de quem está por trás de tudo: ele não só é dono de uma das melhores e mais conhecidas padarias de Campinas, o que já provaria que não costuma dar ponto sem nó, mas também teve a iniciativa de trazer grande parte de sua brigada do gigante paulistano The Fifties. Isso prova que o Big Jack não está pra brincadeira...

A decoração da casa é naquele estilo batido de lanchonete-anos-60-, acrescido da visão meio "over" dos dias de hoje, mas tá valendo, o investimento ali deve ter sido alto.

O cardápio é beeem parecido com o do The Fifties, conta não somente com os lanches, mas também com opções de salada, carnes e acompanhamentos diversos. Além dos lanches da casa, há também a opção de montá-los com diferentes tipos de hamburguers, queijos, pães e acompanhamentos.

Esta foi a minha terceira ida à hamburgueria, portanto já deu para fazer uma média entre três situações distintas: a primeira vez foi durante o almoço, logo nos primeiros dias de funcionamento. A segunda também foi em um almoço, um pouco depois e a terceira foi em uma noite de casa lotada. Na primeira vez, achei o serviço um pouco tenso, muito presente, perguntando a toda hora se faltava alguma coisa, se podia levar o prato vazio, se podia levar o copo, enfim, estava incomodando. Já na segunda vez, o serviço foi impecável, ligeiro e na medida certa. Mas na terceira ida, com casa lotada, algumas falhas saltaram aos olhos: alguns garçons, enquanto ociosos, não prestavam a devida atenção no salão, distraindo-se com as televisões, enquanto alguns clientes (foi o meu caso) ficavam com aquela mão estendida, suplicando para serem vistos. Em dia de casa cheia, a brigada tem que estar ligadíssima, senão vai ter cliente impaciente. Nada que tenha me incomodado muito, mas não é legal ter que chamar o atendente a todo momento, existe uma sequência básica de atendimento que deve ser seguida sem que seja preciso pedir. Por exemplo, após entregar o cardápio, as pessoas colocam-no fechado sobre a mesa, o que significa que estão prontas para pedir. Se o garçom não está atento a isso, o cliente tem que chamá-lo para poder pedir, e assim sucessivamente durante a refeição.

Para iniciar os trabalhos (e aplacar a fome enquanto escolhíamos os lanches), pedimos uma porção de fritas. A porção inteira não é tão grande, mas até que dividimos na paz. Só acho que poderiam estar mais sequinhas e crocantes, como das outras duas vezes que comi, mas dessa vez estavam mais molengas, não tão douradas e firmes. Ponto para a mostarda e ketchup HEINZ, que deveriam ser "default" em uma lanchonete que se preze.



Quanto aos lanches: tenho o hábito de sempre pedir o mesmo lanche em qualquer hamburgueria que vou, o que me dá a chance de poder comparar os lugares a partir de uma mesma referência. No caso, o lanche do Big Jack não ficou nada atrás do lanche do The Fifties (vale uma menção aqui: apesar de gostar muito do The Fifties, não considero a melhor hamburgueria de Sampa, mas a função aqui é servir de referência). O hamburguer é bem macio, saboroso, no ponto certo, mas infelizmente é feito na chapa, o que confere um gostinho de gordura adicional. O queijo é cremoso, nada de textura borrachenta e o pão é daqueles que ficam crocantes por fora e macios por dentro, porém ser formar aquela papinha de pão e molho no final. O molho tártaro estava delicioso, com textura e gosto de maionese caseira.

O lanche do maridão (o maior da foto) vem no pão australiano, com cheddar, onion rings e molho de alho. O cheddar é cremoso e não tão laranja-radioativo, os anéis de cebola são fininhos e crocantes e o molho de alho é a vedete do lanche, delicioso! Se for um casal, é bom que os dois curtam alho, senão é um perfeito repelente de amor. Ainda bem que nós dois adoramos...



De sobremesa, pedimos um brownie com sorvete. As opções eram aquelas tradicionais de lanchonete, tipo banana-split, colegial, etc., além das tradicionais de qualquer lugar, como petit gateau, cheesecake, creme de papaia... Fomos de brownie porque seria reconfortante e não erramos, estava bem gostoso, na temperatura certa, e as lâminas de amêndoas davam uma crocância gostosa na combinação com o sorvete e o chantilly.



O preço não é nada fora da média, nossa conta ainda incluía dois choppes e um refri e tudo não saiu mais de R$ 80,00 (um alô para os desavisados: não queira comparar os preços de uma hamburgueria com os de auto-lanches, ok?)

Tá aí, Big Jack é Mais Barriga!

Big Jack Hamburgueria
www.bigjackhamburgueria.com.br

6 comentários:

  1. Ao saber no dia de ontem a próxima vítima deste blog que conheço desde o começo, resolvi participar ativamente do post. Como? Fui também ontém a noite até a Hamburgueria. Após me divertir nas ruas do Cambuí gastando gasolina e rindo com minha compania, chegamos a hmaburgueria. Uma coisa que me fez feliz, foi o serviço de valet que da primeira vez não existia.

    Sim também chegamos com casa praticamente cheia, conseguimos a ultima mesa com sofazinho, este que deixei para a srta que me acompanhava. O primeiro atendimento foi bom, visto que para pedir a conta ou para limpar a mesa após o lanche foi um martírio.

    Pedimos uma porção de fritas e uma porção de mini burgues...Realmente o molho de alho conseguiu conquistar nós dois mas a batata frita poderia estar melhor, mais sequinha.

    O mini lanche compensou esse problema, pois o hamburguer estava no ponto certo e com o molho de alho..hmmmm d+.

    Enfim, para quem quer algo diferente, recomendo sim sim o Big Jack. Sairei mais vezes do sítio(moro em Americana) para comer um belo Hamburguer.

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Thanks Felipe! Mais um ponto pra vc figurar na foto do estagiário do mês...

    Aproveitando, vou usar o espaço dos comentários para acrescentar ou corrigir alguma coisas após a publicação dos posts, já que não acho legal ficar alterando o já está sendo lido.

    Ontem um rapaz da mesa ao lado pediu um hot dog e quando chegou, nem ele nem EU acreditamos: um pão murcho, daqueles iguais aos encontrados em supermercados, com uma salsicha tamanho padrão escondida lá no meio. Nada de pão diferenciado, torradinho, ou de salsicha especial, daquelas alemãs, grelhadas por fora... muito menos batata chips! Era só aquilo ali no prato, senti até pena do rapaz. Acho que faltou perguntar ao pessoal do The Fifties como deve ser um hotdog de uma hamburgueria como a deles.

    ResponderExcluir
  3. Deve estar havendo algum engano pra esse povo elogiar essa lanchonete: só tem preço, mais nada. O hamburger veio mal passado (tive de pedir pra substituirem-no), as fritas vem "moles" e encharcadas (vergonhoso isso) e o serviço é daquele jeito que nós brasileiros estamos carecas de saber... Não vale metade do preço que cobram.

    ResponderExcluir
  4. Olá Matt,
    obrigada pela visita e pelo comentário. Quanto ao seu relato, um problema recorrente em inúmeros lugares que inauguram a todo vapor é a tal da irregularidade. Como você deve ter notado, este meu post já tem mais de um ano, ou seja, desde então, a lanchonete pode ter passado por altos e baixos. É claro que fiz visitas posteriores ao lugar, mas nada que tenha sido relevante para um novo post. Talvez seja hora de rever como anda o Big Jack para atualizarmos nossa resenha.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, estou de volta!
    Bem ao ver o post do Big Jack, preciso agora dar uma passadinha e conferir. Bem este final de semana fui ao The Fifties com meus amigos.
    A comida foi muito boa (me lembrou a 1º vez que fui em Sampa por indicação sua)as batatas estavam fantasticas, sequinhas e crocantes e o milkshake alem de estar no ponto (estava bem cremoso, mas dava para comer com aquela colher enorme). O que ficou a desejar é o serviço (Mas demos um desconto pois havia 4 dias que o estabelecimento estava aberto... vimos que eles estão preocupados com isso, pois havia 3 MIBs "supervisores" no restaurante checkando se o serviço estava ok nas mesas e agilizando pedidos extras)Creio que o seja uma opção para deliciar um bom hambuguer.

    ResponderExcluir
  6. Mas olha quem apareceu!
    Seu irmão te contou que nos econtramos? Inclusive, estava indo para o Big Jack fazer uma resenha para o nosso "Ranking M.O.Q.B. do melhor burger da cidade", muito oportuna sua observação sobre o Fiftie's, um dos próximos da lista. Se o serviço não tava legal, não tem desculpa, se eles abriram com força total (e preço cheio) o serviço deveria estar tinindo... e aí, topa participar do ranking? Ainda tenho umas boas visitas pra fazer... rs...
    Bjs!

    ResponderExcluir