sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Em busca da Feijoada perfeita

Vamos aos fatos:

Fato 1: feijoada é o meu prato favorito (neste caso, pratos);
Fato 2: quarta-feira e sábado são os dias da semana nos quais, tradicionalmente, a feijoada é servida nos restaurantes;
Fato 3: não existe em Campinas um restaurante especializado e/ou dedicado exclusivamente à feijoada (como o Bolinha em São Paulo, por exemplo);
Fato 4: na publicação "Comer & Beber" da Veja Campinas, o mais famoso prato nacional não consta nem como item avaliado pelo juri;

Vamos à análise dos fatos:

Fato 1: tenho uma paixão quase que ardente por feijoada, algo que ultrapassa o simples conceito de "prato favorito", fazendo com que eu deseje a iguaria a qualquer momento do dia (eu poderia comer feijoada no café da manhã, por exemplo). Para mim, o ato de comer feijoada é um ritual que mantém-se inalterado há mais de duas décadas, cuja descrição é a seguinte: primeiro, faço um montinho de arroz no prato e abro um buraco no meio desse montinho, formando algo semelhante a um vulcãozinho; em seguida, coloco o feijão nesse vulcãozinho, até que ele transborde e escorra pelo arroz; em cima do feijão, polvilho a farofa (ou farinha, qualquer que seja o elemento que venha a dar liga) e por cima de tudo, o molhinho de pimenta. As carnes (no meu caso paio, lingüiça, carne seca e costelinha) eu disponho ao redor do vulcãozinho. Assim que degustar minha próxima feijuca, prometo postar a foto do meu belíssimo prato.

Fato 2: fui buscar na net a razão pela qual alguns pratos são tradicionalmente servidos em dias específicos da semana e descobri que ninguém sabe ao certo (pelo menos, não achei nenhum conteúdo consistente, portanto se você, leitor, descobrir algo sobre isso, deixe registrado nos comentários). Além disso, também não sei dizer se a tradição é a mesma em todo território nacional, portanto falo por SP.

Independente dos motivos, o que sei é que segunda é dia de virado à paulista, terça é meio que estilo-livre (ou depende das sobras, pode ser bife com fritas, bife à role, strogonoff, etc.), quarta é dia de feijuca, quinta é de macarronada e sexta, peixes e derivados. Ah, sábado é da feijuca também. Ninguém falou nada sobre o domingo, mas deve ser algo do tipo "frango de televisão + maionese + macarronada" ou o bom e velho churrascão da alegria (em Campinas, costuma-se dizer também "vou queimar uma carne com os amigos" em referência ao churrasco).

Fato 3: Acredito que o fato 3 vá gerar polêmica, mas é justamente essa a intenção, quem sabe assim alguma alma iluminada não deixa um comentário sobre um restaurante só de feijuca em Campinas que eu ainda não conheço? (nem eu nem a Veja Campinas).

Mas vamos lá: existem os restaurantes cuja especialidade define-se como "cozinha brasileira", divididos entre os que servem em sistema de buffet por quilo, buffet com preço fixo e à la carte. Vale acrescentar uma observação neste ponto do post: para o meu ritual, prefiro o sistema de buffet no qual as carnes ficam separadas em diferentes recipientes, ao ivés do sistema de cumbucas. Isso porque não sou grande fã de pé, orelha e língua de porco e o buffet permite dar uma selecionada.

Em algumas edições passadas do "Melhor da Cidade" da Revista Veja Campinas, houve votações específicas para a feijoada (discutiremos melhor adiante) e o vencedor dos anos de 2004, 2005 e 2006 foi o Vila Real, restaurante que fica dentro do The Royal Palm Plaza Resort. O Vila Real é um dos únicos restaurantes de Campinas que fazem da feijuca a vedete do cardápio de quartas e sábados, com direito até a música ao vivo. O buffet é gigantesco, dá pra ficar mais de 10 minutos percorrendo os rechauds, além da estação de acarajé, onde os bolinhos são feitos por uma autêntica baiana, vestida à caráter, inclusive.

Mas quando se trata do prato em questão, tenho minhas restrições quanto ao Vila Real: apesar da apresentação espetacular, com tudo separadinho em panelas de ferro e com direito a infinitos acompanhamentos (muito bons, diga-se de passagem), tenho a impressão de que a feijoada foi feita duas horas antes do restaurante abrir... Tipo, feijoada tem que ser curtida, de preferência de um dia para o outro, para que o caldo fique encorpado e os grãos de feijão, macios... Realmente não sei com qual antecedência é feita, mas não é aquele feijão substancioso, parece que colocaram mais água antes de servir, sabe? E a carne seca, por exemplo, vem em cubinhos cortados com a precisão de um sushiman, porém são duros, não desmancham na boca, não têm aquela gordura necessária que os tornaria deliciosos... Enfim, é uma questão de gosto e não chega a ser ruim, de jeito nenhum, mas pelo que custa por pessoa, para mim não vale à pena.

Existem alguns outros buffets que TAMBÉM servem feijoada em Campinas, portanto o prato não tem um papel de destaque, é somente mais uma opção. Já no caso do sistema de cumbucas, aí são mais alguns lugares que dedicam-se à iguaria. É o caso do Porcadinha, que aliás, serve feijoada todos os dias, mas a cumbuca vem com muito "entulho" e não dá pra pedir uma seleção de carnes, é o que tem e ponto final.

Na minha opinião, a feijoada do Bar do Marcelino, em Joaquim Egídio, é uma das melhores da cidade. Além de muito saborosa e encorpada, a porção é farta e na cumbuca só vêm as melhores carnes. Os acompanhamentos são os básicos, arroz, farofa, couve com lingüiça frita e molho de pimenta, mas tudo muito bem feito. Aliás, este restaurante merece um post só pra ele, prometo fazer em breve.


Feijuca do Marcelino

Fato 4: a revista Veja Campinas mudou o nome de sua publicação gastronômica de "Melhor da Cidade" para "Comer & Beber". Talvez seja pelo fato de que o "melhor da cidade mesmo" não dava pra preencher todas as páginas da revista e precisaram apelar para uma publicação com absolutamente TODOS os estabelecimentos da cidade (pelo menos os legalizados). Já que é pra ser assim, entendo que não devo mais considerar a publicação como uma referência do que é bom, mas sim como um simples diretório, função esta desempenhada há anos pela lista telefônica/páginas amarelas. Seja lá o qual for o motivo da alteração, o fato é que na última edição deixaram de tratar a feijoada como item de avaliação do juri para renegá-la ao nível de "simples menção" quando falou-se sobre o vencedor do título de melhor brasileiro/regional (no caso, o Bar do Marcelino).

Em suma (após este gigantesco post), vamos às conclusões:

1) Continuo minha busca pela feijoada perfeita na cidade e peço encarecidamente que, caso alguém tenha alguma boa indicação, por favor me fale;

2) Dentre as opções que conheço, a feijoada do Bar do Marcelino é a melhor nos quesitos que se enquadram no meu ritual e gosto pessoal;

3) Não consegui encontrar uma explicação sobre os pratos tradicionais de cada dia da semana, portanto se alguém quiser fazer a gentileza de explicar nos comentários, ficaremos gratos pelo enriquecimento de nossa cultura popular.

Restaurante Porcadinha
http://www.porcadinha.com.br/

Vila Real Restaurante
http://www.royalpalm.com.br/vilareal/swfs/index.html

Bar do Marcelino - Joaquim Egídio
http://www.bardomarcelino.com/

10 comentários:

  1. Hoje ouvi uma gringa e um argentino reclamando que no Brasil só tem arroz e feijão pra comer...minha vontade era enfiar a cara dos dois nesse tacho de feijuca...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu irmão... imagino que você tb esteja com vontade de enfiar a cara nessa feijuca, não? Que aliás, cairia muitíssimo bem nesse frio de -30ºC... quando eu for pra aí, levo uma lata de feijoada bordon + um saco de farofa deusa, blz? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Salve salve minha rainha! Enfim alguém que eu possa compartilhar minha angustiosa paixão por um dos pratos que eu mais admiro e que, sei lá por que desgraça do destino, não encontro um maledeto lugar em Campinas pra enfiar a cabeça no caldeirão. Saudades dos botecos de Sto. Amaro onde, quase toda quarta, eu e meus camaradas da metalúrgica WAPSA íamos bater aquela cumbuca transbordando e com direito aos torresminhos suculentos.
    To quase trazendo minha tia Nuri lá de Sampa pra ensinar o povo daqui como se faz uma feijoada perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog...para mim a feijoada de quarta-feira, é acompanhada de coca cola com gelo e limão...e no sábado o gelo e limão ganham uma companhia "diferente"...

    ResponderExcluir
  5. leonardo remanowskisábado, 02 julho, 2011

    oi , sou carioca , e como quase todo carioca como feijao preto , ou comia , diariamente , e uma feijoada que me agradou bastante foi a do zinbar. nao conheco os lugares citados , mas me interessei por conhecer esse de joaqueim egideo.
    abcos

    ResponderExcluir
  6. Olá Leonardo,
    obrigada pela visita e pela dica. Na verdade, este post já está ficando desatualizado, preciso fazer uma nova incursão em busca da feijuca perfeita em Campinas, já me indicaram vários lugares que merecem uma visita. Vou incluir o Zin'Bar no roteiro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Indico o Akitikabs (nome tosco, mas enfim...). Apesar do ambiente meio estranho (parece que vc está almoçando dentro do quarto de alguém), a feijoada é ótima. Já no esquema bufê, com tudo separadinho, indico a feijoada do Aulus, quilo em Barão.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    hahaha, nome tosco mesmo, mas às vezes são os que rendem boas surpresas. Valeu pelas dicas, Aulus é um lugar que não vou há séculos, vou incluir no novo roteiro de feijucas.
    Abs.,

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    Estou a procura de uma feijoada agora, no domingo, mas parece Missão: Impossível, feijoada em Campinas só de quarta e sábado mesmo...uma pena, rsrsrs.
    A feijoada do restaurante Rosário é muito boa!
    Valeu pelas dicas,
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Não foi no Rosário ainda Mari rsss. Ta devendo a visita

    ResponderExcluir