sábado, 9 de janeiro de 2010

La Campagna: italiano não, Siciliano!

Escolhi este restaurante para estrear a sessão de críticas do blog por ser um dos meus favoritos em Campinas - na verdade, o La Campagna fica no distrito de Joaquim Egídio, ótimo para um passeio de fim de semana (mas prepare-se para as filas!).

Comandado por uma família de Sicilianos (para quem conhece este povo do sul da Itália, o título deste post não precisa de maiores explicações), o restaurante tem um cardápio dividido entre pratos típicos da Sicilia e pratos da cozinha tradicional italiana. Se o próprio Davide, filho do casal fundador da casa, for anotar os pedidos da sua mesa, trate de escolher algo do menu siciliano, caso contrário ele vai fechar a cara.

Enquanto aguardam pelos pratos, os clientes contam com uma farta mesa de antipastos feitos com esmero, com sabor pungente e rústico, típicos da cozinha desta região da Itália. Recomendo a Caponata, a parmigiana de beringela (cuja textura é sublime) e a couve-flor gratinada. Se o Sr. Carmelo estiver por perto, prepare-se para servir-se da seleção que ELE considera melhor: "não, este é molto melhor!"

O ambiente é aconchegante, das janelas pode-se ver a paisagem bucólica do sítio onde o restaurante está instalado, e o serviço é bastante cordial. Alguns pratos podem demorar, e outros necessitam de "aviso prévio" para serem preparados (como é o caso da perna de cabrito), mas no cardápio existe um aviso sobre o tempo de espera destas especialidades.



Dos pratos que já provei, crédito para os filés sicilianos (mignon extra macio e no ponto solicitado, um com molho de azeitonas e outro com molho de mostarda), para os risottos (tanto os do menu siciliano como do italiano são muito bem feitos, não preciso nem falar que o arroz é o arbóreo) e para as massas especiais, como o Involtini de Spaghetti, que vem dentro de fatias de berinjela fritas, divino. Nunca pedi a perna de cabrito (que eles dizem ser a melhor do Brasil!) nem o ouriço, iguaria disponível conforme a estação.

Mas também já pedi um prato que não gostei, o Papardele di Zuca (será que vou apanhar? É um prato do menu Siciliano!). Talvez eu não tenha entendido a proposta, mas o papardele (que é uma massa bem larga) tinha uma espessura muito grossa, que combinada com o al dente da massa, deixou tudo muito pesado. O molho de funghi, no entanto, estava bem gostoso.

Bom, as sobremesas são um capítulo à parte: Cannolo Siciliano, dificílimo de encontrar no Brasil, com recheio tradicional ou de chocolate e massa crocante. O semifreddo de amêndoas foi o único que provei porque não consigo pedir outro sabor com medo de não ser tão bom quanto este. E olha que não sou de doces!

Por fim, a casa tem uma regularidade impecável, matéria-prima de primeiríssima qualidade, serviço cordial e esperto e um preço que considero bem justo (cerca de R$ 70,00 por pessoa com antipasto - cobrado por quilo - prato principal e sobremesa).

La Campagna Ristorante
www.lacampagna.com.br

2 comentários:

  1. Também comi a perna de cordeiro e gostei. O que é duro de aguentar é a antipatia do jovem proprietário. Grosso demais...
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito bem a casa e o proprietário, Davide Lodato! Devo discordar do Luiz e dizer que o Davide é simpático, atencioso e adora bater um bom papo!
    Sandra Gentili

    ResponderExcluir