segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lagundri: um lugar que existe sim! Em Campinas!

Estava louca para postar sobre o Lagundri, restaurante especializado na cozinha do sudeste Asiático, que inclui países como Tailândia, Vietnã, Laos, Camboja, Indonésia, Filipinas e Malásia, entre outros.

No cardápio, uma bandeirinha colocada ao lado de cada prato indica sua origem, assim como o nível de pimenta (que se não me engano, vai de 1 a 8, sendo o nível 1 o mais “brando”). Tá certo que a pimenta não é mera coadjuvante na cozinha asiática, mas vá com calma se você ainda não é um iniciado, o nível 2, por exemplo, já causa uma boa “quentura”. A dica é pedir um nível baixo e acrescentar mais se for preciso.



A decoração da casa é belíssima, conta com um jardim de inverno rico em vegetação tropical, iluminação indireta e objetos originais. Nos fundos os clientes são acomodados em almofadas, o que torna a experiência ainda mais interessante. Se for um jantar a dois, peça pela carta de drinques exóticos.



A cozinha é bastante fiel à original, utilizando os ingredientes originais importados da Ásia, como o leite de coco tailandês, o açúcar de palmeira, as folhas de lima kaffir, as pastas de curry e o arroz thai jasmine. As entradas vêm em pequenas porções, o que permite fazer um “bem bolado” para experimentar um pouco de tudo. Gosto muito das sopas, como a Tom Kha Kai (que traz tirinhas de frango cozidas no leite de coco, com capim limão e folhas de lima kaffir) e os cremes como o de Shitake e o de Abóbora (costumam ser sazonais, pergunte sobre a disponibilidade).
Para o prato principal, costumo pedir o Pad Thai em qualquer restaurante tailandês que vou, portanto no Lagundri não seria diferente. O Pad Thai é o “arroz com feijão” da Tailândia, encontrado em qualquer esquina, por isso mesmo acho uma boa pedida para avaliar se o restaurante é bom mesmo. No caso do Lagundri Pad Thai, o que me encanta é a textura perfeita dos camarões e lulas, sempre muito tenros e macios (nunca com aquela textura borrachenta) e o aroma do molho de tamarindo casa muito bem com a delicadeza dos ingredientes. Destaque também para o Nasi Goreng, que é o tradicional “fried Rice” da indonésia, com legumes, castanha de caju e sua opção entre frango, mignon, porco ou camarões (eu particularmente acho que fica excelente com carne de porco).

Os pratos com molho de curry (verde ou vermelho) são bem picantes e não se pode pedir com menos pimenta, uma vez que as próprias pastas de curry já são muito apimentadas. Não confunda com o curry dourado, comumente utilizado na cozinha indiana, que é bem mais aromático que picante. Aqui o negócio é para quem já está mais calejado. Mas a combinação com o arroz thai jasmine ajuda a quebrar um pouco o efeito da pimenta e os pratos são realmente gostosos.
Para a sobremesa, sugiro uma das versões de brownie (o meu favorito é o de lichia com sorvete de pistache) ou a sopa de banana, super exótica (porém um pouco enjoativa, ideal para dividir). Tem também a versão doce do rolinho primavera com sorvete, delícia.

Agora a parte azeda: o preço. Na verdade, o que me deixa chateada é que o Brasil é um dos únicos países no mundo onde se paga caro por comida asiática. Lógico que não quero fazer um comparativo entre os preços nos países de origem (na Tailândia come-se um Pad Thai por menos de 3 dólares), sendo que aqui tudo tem que ser importado e os impostos devem ser bem salgados. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, não se paga mais do que 15 dólares no mesmo prato que, na Alemanha, não passa de 10 Euros.

Um jantar para duas pessoas no Lagundri, com entrada, prato principal e sobremesa, porém SEM vinho, não vai sair por menos de R$ 180,00.
No meu caso, o preço não faz com que eu deixe de adorar o restaurante, porém minhas idas ficam restritas a ocasiões especiais.

Lagundri
www.lagundri.com.br

2 comentários:

  1. Prezada Mari!
    Parabéns pelo seu blog, que se diga está muito bem escrito, de forma irreverente e sincera, bem como pela iniciativa em tentar "desvendar" esse "nó gastronômico-cultural" que é a cidade de Campinas. Realmente, é difícil aceitar que uma cidade do porte e com a história de Campinas padeça pela falta crônica de vida cultural decente e de um circuito de bons restaurantes. Acho que iniciativas, como a deste blog, podem servir como um instrumento para divulgação de boas idéias e das casas que realmente queiram oferecer uma culinária variada e de qualidade, fora do circuito Rio-São Paulo (e agora Brasília).
    Aproveitando, quero registrar que sou fã do Lagundri, da culinária asiática e que comungo dos seus comentários sobre o lugar. O restaurante é realmente fantástico (para os padrões campineiros, certamente) e os pratos são muito bem preparados a preços "honestos", se considerarmos a qualidade dos ingredientes, a sofisticação na elaboração e apresentação dos pratos e o bom atendimento oferecido (na primeira vez que fui a esse restaurante, estava acompanhando um casal de amigos estrangeiros e fiquei muito surpreso ao descobrir que não só existia uma versão do cardápio em inglês, mas que a garçonete que nos atendeu falava inglês com desenvoltura).
    Recomendo a todos uma experiência pelos sabores do sudeste asiático oferecidos por essa casa.
    Abçs! Simão.

    ResponderExcluir
  2. Grande Simão!
    Valeu pelo comentário e por contribuir para enriquecer o blog, a sua opinião será sempre bem vinda, doutor!
    E já que você também é entendido do assunto, se quiser sugerir algum lugar pra gente avaliar, será um prazer.
    Abraço!
    Mari

    ResponderExcluir