domingo, 17 de janeiro de 2010

L'Alouette: francês maior de idade

Ontem decidimos jantar no L'Alouette, restaurante francês instalado há mais de 18 anos no bairro do Cambuí. Descobri que a casa conta com uma clientela fiel e após às 21h horas estava quase lotada. Ouvi dizer que é concorridíssimo no almoço, quando oferece menu executivo a preços bem interessantes.



As opções são inúmeras, nada de menu enxuto de bistrô francês, mesmo porque não se trata de um bistrô. Há também um menu especial no qual pode-se optar também por uma entrada ou sobremesa, pagando apenas o valor do prato. Logo no começo da noite, uma grata surpresa: a carta de vinhos é muito boa e os preços, melhores ainda. Pedimos um Côtes Du Rhône tinto, safra 2007, por inacreditáveis R$ 26,00 a garrafa.

Pechincha!

De entrada, mamãe pediu um Shitake a provençal, espécie de bruschetta francesa, e eu fui de lulas gratinadas com fundo de alcachofra. O engraçado é que pedimos as entradas com base no conceito das porções francesas, imaginando que nossos pratos principais seriam no estilo "menu degustação" no quesito quantidade.

Shitake a Provençal

Lulas gratinadas com fundo de alcachofra


Ledo engano o nosso... quando o garçom trouxe nossos pedidos, ficamos de queixo caído com a, digamos, fartura. No meu caso, que pedi Canard aux Olives (pato ao molho de azeitonas), imaginei que seriam as lâminas de pato, umas 6 fatias no máximo, mas o que vi foi uma coxa + uma sobre-coxa praticamente inteiras no prato.

Coxão de pato!

O maridão pediu Filet de Cordeiro (e depois confessou que optou pelo filet ao invés do carré por medo da porção ser pequena) e também se surpreendeu com a quantidade.
Filet de Cordeiro com Risoto Italiano

Mamãe foi de Menu Especial e escolheu os Médaillons a Francesa, com queijo brie gratinado e risoto de cogumelos. Não poderia ser diferente, eram dois medalhões altos e grandes, com bastante queijo, além do risoto.

Medalhões com brie

Com relação à qualidade, estava tudo muito bom, o ponto do medalhão veio exatamente como o pedido, o cordeiro estava extremamente macio e meu pato, muito saboroso. O único porém é que achei que a carne do pato poderia estar mais tenra, soltando os nacos da coxa, mas sei que essa característica depende mais da idade do pato abatido do que da maestria do chef.

De sobremesa, no Menu Especial podia-se escolher entre creme brûlée, petit gateau ou morangos flambados. Mamãe optou pelo terceiro e nós, mesmo sem termos pedido do Menu Especial, quisemos o creme brûlée (esse é pra saber se o francês é bom mesmo). Meu único arrependimento foi ter pedido para dividir com o maridão, porque estava simplesmente divino. A textura do creme era firme, mas um pouco aerada, e a baunilha certamente era a natural, nada de essência em gotinhas. A casquinha de açúcar por cima estava perfeita, a temperatura quentinha contrastava com o gelado do creme no fundo da tigelinha, um arraso. Os morangos flambados também estavam muito bons, mas a estrela das sobremesas é, sem dúvida nenhuma, o creme brûlée.

Brincando de quebrar a casquinha de açúcar

Além da agradável surpresa com a carta de vinhos, com a fartura dos pratos e com a sobremesa espetacular, a refeição terminou com a sensação de que os preços foram muito justos. No total, o valor por pessoa saiu R$ 80,00.

O aval do blog: o L'Alouette é, com certeza, Mais Barriga!

L'Alouette Restaurante Francês
http://www.lalouette.com.br/

3 comentários:

  1. Ola Mari!
    Continuando nossa vida de experiencias gastronomicas....espero que nunca termine.....fomos entao conhecer o L'alouette!
    No dia exato do meu aniversario. Pedimos uma entrada maravilhosa de aspargos, presunto parma e queijo brie gratinado.....estava maravilhso, meu prato tb nao deixou nada a desejar, camaroes com molho de champagne e perolas de maca....muito bom, porem nao consegui acabar com o prato inteiro. A comida, vinho e o creme brulee de sobremesa estavam maravilhosos, porem o atendimento deixou muito a desejar de um restaurante como este. Garcons nao muito simpaticos...nao foi de meu agrado, sendo que em lugares muito mas muito mais simples que este encontrei atendimento muito , mas muito melhor!!!! Mas valeu a pena,soemtne nao e um lugar aonde eu diga vamos voltar pois TUDO la e maravilhoso!!!!

    beijao
    pati

    ResponderExcluir
  2. Este restaurante é perfeito !! Qualidade impecável... preço bom, boa decoração, bom atendimento e ótimo ambiente. Sou fã !! []'s

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelas dicas! Fiz a reserva às escuras, sem saber ao certo o que encontraria. Sua descrição me fez compreender que fiz a escolha certa!

    ResponderExcluir