sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cantina Alemã: tradição no centro da cidade

Não sei precisar há quantos anos a Cantina Alemã existe, mas sei que o atual dono já está à frente da casa há pelo menos 32 anos. Por incrível que pareça, ele não é alemão, mas comprou o restaurante dos antigos donos, para os quais trabalhava como garçom. Ao todo, devem ser cerca de 50 anos de existência, no mesmo endereço da rua Luzitana (se alguém souber, por favor me corrija nos comentários).

Este lugar é um exemplo de que alguns restaurantes em Campinas, principalmente os mais tradicionais do centro da cidade, realmente resistem anos a fio e continuam firmes e fortes com sua clientela fiel. No caso da Cantina Alemã, muitos de seus clientes habitués são pessoas que trabalham na região e frequentam o lugar não somente para o almoço, mas também para um choppe no final do expediente.

Decoração rústica, porém mantida original desde a data de abertura do restaurante.

Como sou fã da cozinha alemã, sempre que posso dou uma passada por lá, mesmo em uma breve escapada da firrrma. Ontem foi o que fizemos, apesar do calor senegalesco que assolava a cidade.

Logo na chegada, fomos agraciados com um chopinho geladíssimo e bem tirado, além do couvert que conta com salada de batatas e salsichas aperitivo.

Não sei qual o segredo da salada de batatas, posso comer 1kg disso que não fico empanturrada. Choppe campeão!

O cardápio executivo oferece opções de pratos tradicionais da cozinha alemã, como Wienerschnietzel (escalope à milanesa - que é, na verdade, um prato austríaco), Salsichão com salada de batatas, Kassler (costeleta de porco defumada), Marreco com repolho roxo, Truta com amêndoas, entre outros. Como estávamos em 3, seria ideal dividirmos o Schlachplatte, que traz joelho de porco (pode-se escolher entre cozido ou pururuca), kassler, salsichão, batatas cozidas e Sauerkraut (repolho fermentado). Se eu ainda estivesse na minha fase "Conan" de apetite, não daria pra dividir em três não, duas pessoas seria ideal. Mas como eu ultimamente venho fingindo que como menos e o Xana tá num pseudo-regime, resolvemos dividir o prato entre os três (dessa vez levamos mais um colega da firrrma, o Gilson).

Óbvio que escolhemos a opção pururuca para o joelho.

Mas apesar de parecer muita comida, no final das contas fica um prato OK para cada um, vejam o meu, por exemplo:



Todos ficamos satisfeitos e ainda sobrou espaço para dividirmos uma fatia do famoso strudel de maçã da casa.

Confesso que sinto falta de um sorvete de creme ou chantilly para acompanhar o strudel, mas o doce estava muito bom, quentinho e com recheio farto.

No final das contas, a conta: R$ 37,00 por pessoa, sendo que só o Schlachplatte custa R$ 72,00. Tomamos choppe, pedimos uma sobremesa e ainda tem o couvert. Para os padrões do restaurante, com ingredientes de ótima qualidade, não considero caro. E ainda posso afirmar que os pratos alemães são bem fiéis às receitas originais daquele país, portanto, a Cantina Alemã é Mais Barriga!

6 comentários:

  1. Oi Mari!
    Este é um lugar que você me apresentou e realmente é muito bom! Recomendo!
    Fiquei de levar o pessoal da Pós lá para conferir! Prometo que até o final do curso, faço isso!
    Beijão!
    O Maridão

    ResponderExcluir
  2. Ô maridão da Mari... siga o exemplo dela... leve os colegas da firrrrrrma.... =) afff...
    Adorei a dica. Fiquei curiosa! Senti falta daquela referência que vc faz ao final do post, com o site etc.
    Quanto ao Vascão... Sinceridade? Sei não.... =P
    Hoje tô mais ligada na Viradouro!!! hehehe
    Beijux com raxpax e um ótimo e saboroso feriado!
    Mi

    ResponderExcluir
  3. Opa, bem lembrado, Mi! Não coloquei o site pois o restaurante não tem site próprio, mas tem endereço, né?
    Cantina Alemã
    Rua Luzitana, 981
    fone: 3233-0907
    Beijux e na folia eu sou mais a Gaviões!

    ResponderExcluir
  4. Alouuu?
    não posso deixar de falar da pururuca do joelho, show!
    Por mim eu comeria todo aquele prato sozinho, mas o tal pseudo-regime não permite.
    Agora falando sério, aquele prato serve muito bem duas pessoas, não que a quantidade seja humilde, mas é que se vc sai de casa a fim de enfiar a cara num einsbein, não vai ficar pensando em qtas calorias tem um pedacinho da pururuca do troço.

    ResponderExcluir
  5. Mari este foi o meu escolhido para visitar com meu amigo antes da viajem que realizei no final de ano !
    Sinceramente, foi a melhor pedida.. Embora chegamos as 14:30 pra almoçar (acredito que faltava pouco para fechar) o rapaz que nos atendeu foi super atencioso! A comida estava deliciosa. A salada de batata (o que era aquilo) comemos acredito umas 4 porções ! serio ! é incrível como aquilo não enche! Meu amigo comeu uma extra juntamente com o prato principal. Suas indicações se tornam realizações! Valeu pela dica Mari.
    De seu fã,e amigo (mesmo sumido as vezes) Andre Bizutti

    PS: Você tem alguma indicação para comemorar aniversário ?
    Bjos Bizu: )

    ResponderExcluir
  6. Mari, estou conhecendo o seu blog hj. Tb moro em Campinas e tenho um blog de viagens, mas falo de tudo quanto é canto do mundo e comecei recentemente a falar da cidade. Adoro esse restaurante alemão!

    ResponderExcluir