sexta-feira, 9 de julho de 2010

Festival Gastronômico de Campinas 2010

Confesso que estou um tanto apreensiva com relação ao Festival Gastronômico de Campinas 2010... posso listar alguns dos motivos que me causam esta sensação, mas o principal deles refere-se à escassez de informações sobre o evento. Ao que me parece, os organizadores - Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas e o Conselho de Turismo de Campinas (Comtur) - fizeram um release para a imprensa e todos os veículos falam exatamente as mesmas coisas: que o Festival vai de 16 de julho a 1 de agosto, que ocorre somente de quinta a domingo, que enfocará a Culinária Paulista e que são ao todo 40 estabelecimentos participantes, entre restaurantes da cidade, de hotéis e convidados da região. Ah, falam também que a culinária Paulista privilegia produtos regionais, que formam a base da culinária indígena, agregando o paladar dos descobridores portugueses à culinária dos imigrantes italianos, árabes, japoneses, entre tantos outros (!). Ou seja, seria o famoso "faz de um tudo"...

A despeito das informações ao estilo CTR+C, CTR+V que encontrei na net (alô jornalistas, bora dar uma trabalhada no release?), o meu "pé atrás" com o festival refere-se também às experiências frustradas no SPRW (São Paulo Restaurant Week), festival que ocorre semestralmente em São Paulo, com características semelhantes: são vários restaurantes participantes, alguns de grande expressividade e renome, mas com os mesmos problemas - menú desinteressante para o festival, filas de espera quilométricas, serviço hostil especialmente destinado aos clientes participantes do evento, e por aí vai... sinto que por aqui não será muito diferente disso, mas já que este blog existe justamente para sentir o terreno antes de você, leitor, pisar, lá vamos nós fazer nossa listinha de estabelecimentos a serem visitados.

Restaurantes participantes

68 La Pizzeria
Astor
Bar do Marcelino
Baracat
Bráz Pizzaria
Broune
Casa Rio
Cervejaria Devassa
Estação Marupiara
Fellini Ristorante e Vinheria
Forneria San Pietro
Joe & Leos
Kilimanjaro Galleria Shopping
Kilimanjaro Shopping Iguatemi
La Pasta Gialla
Olavo Restaurante e Tasca
Olivetto Restaurante e Enoteca
Pizzaeria Fiducia
Ryuu Sushi Bar
Spice Restaurante
Stefano’s Express
Strog&noff
Theo Medeiros
Tonico's Boteco
Vila Paraíso
Casa de Maria
Matsu

Restaurantes de Hotéis

Bellini (Vitória)
Del Jardin (Tryp Hotel Campinas)
La Palette Restaurant (The Royal Palm Plaza)
O Maestro (Hotel Premium Norte)
Park Tower (Hotel Residence)
Restaurante Matisse (The Royal Palm Residence)
Restaurante Vila Real (Royal)
Ópera Morena (Mercure Hotel)

Restaurantes Convidados da RMC

http://maisolhoquebarriga.blogspot.com/search/label/Jensen%20Gastronomia
Vila de São Paulo (Holambra)
Laura e Francesco (Valinhos)
Le Triskell (Indaiatuba)
Bar da Praia (Jaguariúna)

Lista Mais Olho Que Barriga para o Festival:

- Olivetto Restaurante e Enoteca

Apesar de já ter comentado aqui sobre minha experiência pouco satisfatória por lá, acho que o festival é uma boa oportunidade para uma segunda visita.

- Theo Medeiros

Também é um lugar que já conheço, porém não voltei lá depois de iniciar o blog. Tenho uma certa "birra" com o fato do restaurante não aceitar nenhum cartão de crédito ou débito. Francês demais... mas vamos dar um voto de confiança ao chefe-estrela de Campinas.

- La Palette Restaurant (The Royal Palm Plaza)

Pra mim, o melhor restaurante de Campinas, com notas máximas não só para a cozinha mas também para o atendimento, ambiente, carta de vinhos. O Festival oferece uma boa oportunidade para voltar neste excelente restaurante, que há tempos está merecendo um post por aqui.

- Restaurante Matisse (The Royal Palm Residence)

Já fui algumas vezes ao Matisse e não consegui formar uma opinião sobre o lugar, dada a irregularidade da cozinha. Agora é a hora de tirarmos a prova.


Como não consigo encontrar informações sobre o que será oferecido pelos estabelecimentos durante o Festival, em termos de valores e cardápio, não me atrevo a listar muitos outros lugares, mesmo porque não sei se daremos conta do recado (ou se os restaurantes darão, em virtude do aumento da procura). Mas acredito que já no primeiro final de semana poderemos ter uma boa noção do que o Festival irá nos proporcionar, em termos de experiências boas e ruins também.

Convido os leitores a postar suas experiências nos comentários, para que possamos expandir nossa "lista de avaliados", com base na experiência de quem foi e comprovou.

E a sorte está lançada! Façam suas reservas!

4 comentários:

  1. Olá Mari! Vc não me conhece, meu nome é Luiz mas pode me chamar de Juninho. Conheci o blog por acaso - passava por Campinas, vi aquela churrascaria "Matuto" lotada mais uma vez e resolvi acionar o Google em busca de avaliações, foi quando apareceu o blog. Achei a idéia excelente, e como amo comer me tornei leitor assíduo. Sou de Mogi Mirim, meia hora de Campinas, aqui tem vários bares/restaurantes, seria legal se os incluísse em suas avaliações. Parabéns e pretendo participar sempre que possível!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juninho,
    a idéia é mesmo expandir os limites do blog para as demais cidades da RMC. Já conseguimos algumas visitas a restaurantes de Valinhos e Vinhedo, mas tem muita coisa legal por aí para explorarmos. Quando formos para Mogi Mirim, te escrevo para pegar as dicas.

    Valeu pela visita!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olha só o blog esta expandindo as fronteiras!
    Internet é D+ e depois do Google então!
    Mari o seu blog esta cada dia melhor! amo seus comentários dicas e tiradas!! (essa é minha sessão favorita) srsrs.
    Bjus!
    Seu amigo Bizutti

    ResponderExcluir
  4. Fala Bizu!
    Pois é, a intenção é expandir, mas como vc sabe, este blog é auto-patrocinado, então não podemos fazer tantas visitas quanto gostaríamos... tipo, 3 diferentes lugares por fim de semana seria ideal! rs... o Jonas me mata!
    Bjo grande!

    ResponderExcluir