sábado, 23 de outubro de 2010

Circuito off-Campinas: "Navegando" pelo rio Piracicaba

*Desculpem-me pelas fotos de celular, mas melhor que postar sem fotos!

Em um domingo ensolarado, aceitamos um convite para almoçar em Piracicaba, cidade que fica a 45 minutos de Campinas e que eu, particularmente, adoro. Com aquela atmosfera de interior, seus deliciosos restaurantes à beira do rio Piracicaba me encantam, não só pelo lugar, mas pelos ótimos peixes da Amazônia e o famoso cuscuz da cidade, super cremoso. Mas desta vez o convite foi para conhecer um restaurante que não fica na conhecida Rua do Porto, mas sim um pouco mais adiante, na margem oposta do rio, chamado Navegantes.

O clima já era propício para um bom peixe, ainda mais em um ambiente extremamente agradável, bastante arborizado e acolhedor. Chegamos por volta das 13h e o lugar estava lotado, mas meu tio já nos aguardava em nossa mesa, com um geladíssimo vinho da uva Torrontés, que desceu maravilhosamente bem durante toda a refeição.
No cardápio, inúmeras opções de peixes e frutos do mar, inclusive bacalhau e paella, mas sem descuidar das opções que não contemplavam os amigos do mar, como boas pedidas de carnes.

O couvert conta com mariscos fresquíssimos, nadando em bom azeite e tempero elaborado. Das opções do cardápio, cresci os olhos gulosos para os peixes da Amazônia, em particular o pirarucu e o filé de pintado grelhado. Como não poderia pedir os dois, empurrei uma das opções para o maridão, que não reclamou da imposição. Os demais comensais pediram peixes também, sendo o badejo em versões bem distintas: uma delas denominada Caiçara, acompanhado de farofa de camarões, palmito pupunha grelhado, regados ao molho de azeite, alho, limão e pimenta de cheiro; o outro, flambado no whisky, acompanhado de risotto de shimeji e maçãs assadas. Apenas uma pessoa pediu carne, no caso um filé mignon Dijonnaise, acompanhado de batatas Rosti.

Um pratinho só pra mim

A apresentação dos pratos era belíssima e as porções fartas, não só no quesito acompanhamentos, mas os peixes eram grandes também. Vamos à descrição dos pratos:

O filé de pintado era grelhado, acompanhado de farofa de côco e banana grelhada. O peixe, de carne bem clara e sem espinhas, era muito tenro e saboroso. A farofa de côco tinha lascas de côco fresco, o que conferia ao prato um interessante contraste de textura e sabores também. Isso sem falar das bananas, que não eram meras coadjuvantes.

Depois dizem que peixe de rio não é bom...

O pirarucu era enorme, acompanhado de um delicioso pirão e molho de tomates frescos. A carne era extremamente saborosa e macia, com a grande vantagem de não ter espinhas. O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce, um ícone da Amazônia e não poderia ter sido melhor preparado.

E os americanos ainda querem tirar a Amazônia da gente...


O badejo caiçara também veio imponente, em um belo pedaço de carne branca e brilhante. A farofa de camarão conferia textura ao prato, enquanto o pupunha grelhado dava leveza. Com uma boa pimentinha, o prato estava divino na opinião de quem comeu (lógico que eu experimentei para conferir e endosso o veredicto!).

Badejo em versão brasuca...

Já a versão "alpina" do peixe, com maçãs assadas e risotto de shimeji, estava tão boa quanto à versão brasuca. O peixe era basicamente o mesmo, mas que belo risotto o acompanhava! No ponto correto de cozimento, era suave mas sem ser insosso, muito delicado e saboroso. As maçãs também contribuíram para a leveza do prato, tudo muito harmônico.

... e em versão "alpina"

Os filés vieram em dois gordos medalhões, no ponto perfeito e com bastante molho de Dijon. As batatas Rosti eram um espetáculo à parte, pareciam um "fetuccini" de batatas, em enorme quantidade!

Não é só de peixe que vive o Navegantes!

Depois de tanto peixe e vinho, somente alguns corajosos pediram sobremesa. A única parte triste foi que a famosa pamonha de Piracicaba, em versão miniatura, tinha "acabado de acabar". Mamãe ficou frustradíssima, pois estava louca para provar as três versões, com melado perfumado e cachaça orgânica, mel silvestre e raspas de laranja e com sorvete de côco e farofa de canela. Uma pena, pois realmente são as estrelas do cardápio de sobremesas. Contudo, o creme brûlée estava digno dos melhores franceses...

Como eu já tinha "pecado" durante toda a refeição, tomei vergonha na cara e não pedi sobremesa. Maaaas, como cortesia, o cafezinho veio com uma "pequena" montanha de chantilly, que eu não me atrevi a recusar e mandei ver!

Quanta gentileza...

A média de valores de todos os pratos que citamos aqui varia de 35 a 40 reais. O couvert é opcional e sai por 7,20 por pessoa, mas só pelos deliciosos mariscos, vale à pena.

Além da ótima cozinha, o Navegantes oferece algo que não consta no cardápio, mas que faz toda diferença: a linda paisagem, com um belo trecho do rio Piracicaba e sua rica vegetação do entorno, o que tornam a experiência gastronômica um passeio diferente, longe do trivial da cidade...







Navegantes Cozinha do Mediterrâneo - Piracicaba
www.navegantesrestaurante.com.br

P.S.: acabei de voltar de uma pequena viagem a Buenos Aires que se converteu em verdadeira esbórnia gastronômica, a ser narrada em breve aqui no blog, aguardem...

12 comentários:

  1. Olá Mari,
    sem palavras para comentar.
    Obrigado pelo reconhecimento;
    Esperamos recebe-la outras vezes.
    Abraços.
    Dalmo e Sanny

    ResponderExcluir
  2. Olá Dalmo e Sanny,
    obrigada a vocês pela visita e comentário. Também espero voltar outras muitas vezes ao Navegantes, fiquei realmente encantada com a cozinha de vocês, parabéns!
    Um abraço,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Puxa, passei muita vontade agora... :( Já tá batendo uma saudade forte da comida aí...
    Em tempo, vc chegou a perguntar como é a logística do Pirarucu? Eles trazem resfriado da Amazônia ou existe algum criadouro na região? É um peixe fantástico...

    ResponderExcluir
  4. Puts, não perguntei sobre a origem do pirarucu, mas no cardápio há um selo de Produto de Cultivo, que atesta a sustentabilidade do processo. Acredito que sejam provenientes de criadouros, assim como as ostras e mexilhões. Além do pirarucu e do pintado, também tinha a opção de costelinhas de tambaqui... realmente, isso deve dar saudades do Brasil...
    bjs,
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Mari

    adoramos seu blog e a forma com escreve Parabens ! e continue visitando locais onde realmente tenha espaço para um Gourmet como vc

    Cid Ferreira Junior

    ResponderExcluir
  6. Olá Cid,
    muito obrigada pela visita e reconhecimento. Espero conhecer outros lugares em Pira tão bons quanto o Navegantes, sei que a cidade tem muito potencial!
    Um abraço,
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Mari, Miguel
    Pirarucu, Pintado e Tambaqui são produzidos aqui http://migre.me/1Kgse e temos acesso atraves daqui http://migre.me/1KguA, as ostras e os mexilhões veem de Palhoça SC.
    Abraços.
    Dalmo

    ResponderExcluir
  8. Oi Dalmo, valeu pela informação!
    Miguel, eles exportam para os EUA, quem sabe não vende Pirarucu no Whole Foods de Chicago, hã?
    Abs.,
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Mari querida, vc iluminou a programacao do meu feriado.Irei com certeza provar o pirarucu!
    Super beijo,
    Gio

    ResponderExcluir
  10. Oi Gio! Nossa, falei de vc hoje, tô com saudades! Ai que delícia, vai sim, vcs vão amar! Depois passa por aqui pra contar como foi... se eu não fosse trabalhar o feriado I-N-T-E-I-R-O, juro que iria com vcs.
    Bjão!
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Mari, adorei o seu blog. Gourmet que é gourmet também aprecia passar um tempo na cozinha, aguardamos uma visita sua em nossa loja. Além de fornecedores do Navegantes, somos representantes da Mar & Terra em Piracicaba e região. Contamos com a sua presença.

    Abs.

    Paulo - Lagostim Pescados

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulo,
    obrigada pela visita! Concordo com você, a maioria das pessoas que conheço que são apaixonadas por comer bem, os verdadeiros gourmets, também adoram cozinhar. Sou do time das panelas, então fiquei animadíssima para conhecer sua loja, além de ter adoração por peixes. Pode deixar que em minha próxima visita à Pira, vou incluir a Mar & Terra no roteiro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir