segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Morena da Cidade Universitária



Barão Geraldo é um lugar simpático, gosto daquele clima de cidadezinha que paira no ar, tudo é perto e parece que todo mundo se conhece. Só eu que não conhecia a tal morena do título, porque pela lotação em pleno almoço de quinta-feira, todo o pessoal de lá já sabe dela... refiro-me ao restaurante Morena Flor, que fica naquele trecho da Estrada da Rhodia onde se concentram outros restaurantes, como o Tábua de Marés, Gregs, Panneteria Di Capri (na verdade, é aquela ruazinha paralela à estrada).

Eu e minha amiga Pati fomos conferir o que a tal "morena" tem, pois o movimento é sempre intenso, tanto durante a semana quanto nos finais de semana. O ambiente é super simpático, bem rústico, porém aconchegante. Só que com as janelas abertas, o calor ficou insuportável quando a casa encheu, exigindo um certo tempo para que o ar-condicionado desse conta do recado, o que aconteceu após alguns minutos. Também devido à lotação, o serviço ficou meio lento, desatencioso, mas isso foi no final da nossa refeição, pois chegamos bem cedo.

Ainda vazio, mas depois encheu....

Notamos que não há exatamente uma especialidade da casa, o cardápio vai de massas a risotos e carnes, mas talvez a ênfase do menú esteja nos pratos regionais, com a carne seca como ingrediente-estrela. Dada nossa percepção, optamos por dois pratos regionais: paella nordestina (me encantei com a criatividade do nome), que nada mais era que um arroz com açafrão, carne seca, pimenta e cubos de queijo coalho, e um bolinho de aipim com carne seca cujo nome não me recordo, mas era do tamanho de uma quiche individual, acompanhado de risoto de legumes e salada.

De entrada, dividimos os fundos de alcachofra com manteiga de ervas que, apesar de serem do tipo congelado, estavam bem macios e saborosos.



Nossos pratos vieram dentro do tempo esperado, porém vi que outras mesas ficavam impacientes com a demora. As porções eram generosas mas sem exagero, mas no caso do prato da pati, somente o tal bolinho e a salada seriam suficientes, o risoto parecia estar "sobrando" no prato, competindo com o bolinho. Mas verdade seja dita, o arroz era arbóreo mesmo e os legumes estavam al dente, tudo certinho com o risoto. Só uma ressalva quanto ao tal bolinho, que poderia ter mais recheio, já que a mandioca é "massuda" por natureza e qualquer excesso pode causar um desequilíbrio.

Bolinho ou bolão?

Minha paella nordestina estava bem saborosa, com arroz cremoso e carne seca presente em quantidade notável. O queijo coalho dava o contraste de textura, enquanto a cheirosíssima pimenta da casa coroava tudo com a "picância" necessária. Um prato criativo com ingredientes simples, muito saboroso e harmônico.

Adorei meu prato, principalmente o nome

Achamos que nossas escolhas mereciam ser acompanhadas de "loiras geladas", portanto o garçom nos providenciou baldinho com gelo, cobrando apenas as cervejas que foram consumidas. Muito conveniente para o calor senegalesco que fazia naquele dia.

Nossa conta deu cerca de 35 reais para cada, valor que consideramos bem pago. A morena só tem que tomar mais cuidado com a qualidade do seu atendimento em dia de casa cheia, pois notei que a fórmula boa comida + preço razoável já a tornou irresistível, só não pode deixar a peteca cair e frustrar a clientela.

Morena Flor Cozinha Contemporânea
R Maria Tereza Dias da Silva 234
Cidade Universitária
Campinas, SP
(19) 3249-0424

4 comentários:

  1. Oi Mari, gostei dos comentários sobre o Morena Flor. Embora eu more bem pertinho dele, eu ainda não o conheço, mas com esses seus comentários me interessou conhecer o local, você sabe, sou meio enjoado pra comer e não gosto de arriscar muito... hehe

    ResponderExcluir
  2. Fala Alê (ou Xana, aqui você é conhecido por Xana, então não tem jeito)...
    Olha, como te conheço bem, acho melhor você pedir só uma saladinha, para não passar mal, sabe como é quem tem estômago fraco... hehehe...
    Abs.,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Ola Mari,

    O bolinho -BOLAO- voce descreveu muito bem......era muita coisa para um prato so! mas valeu sim, o seu prato estava de longe melhor que o meu!!!!!fiquei babando aahahahaha
    bj Pati

    ResponderExcluir
  4. Olá,ótima descrição sobre o espaço e o atendimento do local,pena que o cardápio seja belo só no nome,pois sou chefe de cozinha e tive a oportunidade de esperimentar não só a paella nordestina como o "burger de aipim"(como é cahamado o bolinho acompanhado por risoto e salada).Infelismente tenho um paladar extremamente crítico e pude notar que todos os risotos são feitos com caldo artificial.Que o molho branco tem gosto de mingau de amido.A salada caprese nem se fala,um horror!!!!Enfim,sugiro ao restaurante que faça uma nova consultoria para sua cozinha.

    Obrigada

    ResponderExcluir