segunda-feira, 28 de março de 2011

O début de Campinas na SPRW



Finalmente alguém teve a brilhante idéia de estender o já bem sucedido evento de gastronomia de São Paulo, o São Paulo Restaurant Week, para outras - e expressivas - cidades do estado. Além de Campinas, participam desta edição cidades como Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Sebastião, Embu, Barueri, Cotia, Guarujá e cidades do ABC paulista. O evento Restaurant Week em si, nascido em Nova Iorque há quase vinte anos, ganhou sua versão nacional em 2007 na capital paulista, causando furor entre o público que, por uma fração do preço normal, teria a oportunidade de frequentar as melhores mesas da cidade.

Em Campinas, participam do evento em 2011 alguns restaurantes já velhos conhecidos do público e também outros mais recentes, que ainda buscam conquistar o paladar da clientela local e vêem no evento uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho, tendo em vista o excelente preço do menu composto por entrada, prato principal e sobremesa - R$ 29,90 no almoço e R$ 39,90 no jantar (bebidas e serviço não estão incluídos).

Como minha intenção é sempre incluir novidades no blog, procurei por lugares participantes que ainda não foram visitados pelo M.O.Q.B., mas que estavam na minha listinha de próximas visitas. Reservas feitas, o primeiro a ser visitado foi o Conte Italian Steakhouse, cujo menu para o evento me pareceu bem interessante: nas opções de entrada, ceviche al mare ou torre de carpaccio; nos principais, filetto em fondue de queijo e frigideira de cogumelos, lombo de cordeiro com coulis de frutas vermelhas e couscous marroquino ou chorizo em leito de bordelaise com farofa crocante. Para as sobremesas, tortinha de maçã com sorvete de creme, marquise de chocolate com anglaise de laranja ou cassata de frutas secas.

Na chegada, o banner anunciando o serviço de manobrista gratuito já me conquistou, ainda mais em se tratando de um restaurante na rua Sampainho, um verdadeiro inferno às quintas, sextas e sábados. O local ainda estava vazio e a hostess prontamente nos recebeu e verificou nossa reserva, indicando a mesa.

O maitre logo no explicou o menú, que estava impresso e colocado em todas as mesas, o que me fez questioná-lo se o restaurante teria dedicado 100% de sua capacidade para o evento, o que ele confirmou. Achei muito legal ver que o lugar apostou alto no evento e respeitou o consequente aumento de demanda sem prejuízo dos clientes, coisa que não se vê nos participantes da capital, que reservam apenas um percentual de sua capacidade para as reservas relativas ao evento e ainda corre-se o risco de sofrer uma certa discriminação por parte do serviço.

Escolhidas as opções, o maitre (que também faz as vezes de sommelier da casa) nos deus algumas sugestões de vinhos, mas acabamos decidindo no faro. Como optei pelo ceviche de entrada, quis uma garrafa de 187ml de sauvignon blanc antes de partir para o tinto, no caso o chileno Tabalí Reserva Merlot (excelente vinho, diga-se de passagem). Para aqueles que sentem falta de ler mais sobre os vinhos neste blog, sugiro uma visita ao vivendovinhos.blogspot.com - cujo autor é da região e manja bastante do assunto, infinitamente mais que eu!

Branco para começar, tinto para continuar...

Nossas entradas chegaram, ceviche para mim e carpaccio para o maridão. A apresentação era belíssima, o que pode ser constatado pelas fotos. No caso do ceviche, senti falta de algo contrastante, seja no sabor ou na textura, mas tudo me pareceu muito "flat", talvez algo monótono, sem surpresas no paladar, apenas a acidez do limão com a textura dos frutos do mar. Já o carpaccio tinha algo de interessante, principalmente pelo crisp de parmesão e lascas de amêndoas.

Talvez uma pimentinha tornaria o ceviche mais interessante...

A torre

Das opções do menu, senti falta de um peixinho nos principais, mas como trata-se de uma steakhouse, imagino que o forte está mesmo nas carnes. Escolhi o filé com fondue de queijo e frigideira de cogumelos, enquanto o maridão foi de chorizo com bordelaise e farofa crocante. Tivemos uma certa dificuldade em esclarecer o ponto que queríamos, pois para o garçom "mal passado" era o mesmo que "ao ponto para mal". Expliquei que havia uma grande diferença, se não para ele, pelo menos para a cozinha, por isso fiz questão de deixar claro que queríamos mal passado mesmo! Os pratos vieram sem demora e também com bela apresentação, mas o ponto não estava exatamente mal passado, como eu já esperava. Não acho que o prato foi prejudicado por isso, mesmo porque estava tudo excelente, realmente muito gostoso. Meus filés eram ultra macios, o queijo fundido era de ótima qualidade, super cremoso e aveludado, os cogumelos estavam presentes em boa quantidade e havia ainda um tipo de onion rings bem fininha e apimentada, que conferia ao prato um importante contraste de texturas e sabores. Comi com tanta vontate e em prazerosas garfadas, que não deixei uma migalha sequer no prato.

Excelente filé!

O chorizo, um bifão bem alto e muito macio, veio suculento e quase tão mal passado quanto o desejado. A farofinha crocante roubou a cena, um pecado de gostosa, principalmente devido aos pedaços de linguicinha defumada. O molho bordelaise estava bem reduzido e caramelado como deve ser.

Aí está a farofinha matadora...

Refastelados com o banquete, regado a muito vinho, até havíamos nos esquecido da sobremesa. Tortinha de maçã para ele, marquise de chocolate para mim, que também vieram em boa quantidade e bela apresentação. A marquise de chocolate, uma espécie de creme denso e firme, vinha sobre o anglaise de laranja, um tipo de creme à base de ovos, com raspas de laranja. Como a marquise já era muito cremosa, talvez fosse interessante adicionar algum elemento crocante, tipo um crumble ou farofinha. Mas o sabor estava bem gostoso, inclusive a combinação com o cítrico da laranja. A tortinha não poderia dar errado, tortinha quente de maçã com sorvete de baunilha é infalível.

Marquise de chocolate com anglaise de laranja

Dupla infalível: tortinha + sorvete

O melhor desse jantar foi o preço. Não fosse pelos vinhos, não pagaríamos mais que 100 reais, um excelente custo x benefício pelo que nos foi oferecido. Além disso, fiquei muito curiosa para experimentar o que mais o Conte tem a oferecer, já que o cardápio habitual da casa tem várias opções interessantes e eles já provaram que merecem o crédito para uma nova (e breve) visita.



Conte Italian Steakhouse
www.conterestaurante.com.br

10 comentários:

  1. Mari querida,
    seguindo a sua sugestao, Gab´s e eu fomos ao Lagundri aproveitar o evento Restaurante Week e ficamos satisfeitíssimos com o atendimento, ambiente e claro, com os pratos que estavam deliciosos. Fiquei mais feliz ainda, pois foi a primeira vez que o maridao degustou um pouquinho dos sabores exóticos da comida tailandesa e A-D-O-R-O-U. Valeu por "recordar-me" sobre o evento e pela dica do restaurante postado anteriormente.
    Super beijo flor,
    da Jô

    ResponderExcluir
  2. Oi Jô!
    Ai que delícia, AMO o Lagundri desde sempre, além de achar o ambiente muito propício para um jantar a dois. Que bom que o Gabs gostou, agora podemos marcar de irmos juntos, vocês precisam conhecer outras opções do cardápio, uma melhor que a outra!
    Tenho aproveitado o evento, vou postar mais duas experiências, mas até agora valeu muito à pena.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. oi ma! escrevi ontem mas nao sei se vc viu....nao sei se entrou...pati

    ResponderExcluir
  4. Pati, o comentário não entrou, tenta de novo, quero ver! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mari,

    Obrigado por recomendar o meu blog! Gosto muito do Conté, mas concordo em relação ao ponto das carnes.

    Minha sugestão para vc experimentar numa próxima visita é o Lombo de Cordeiro acompanhado de um surpreendente risoto de limão sciciliano com pimenta... Escolha um bom vinho espanhol (se não me engano eles tem o Mayorazgo na carta...) e nos conte!

    Abs,

    Cristiano Orlandi
    www.vivendovinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiano,
    obrigada a você pela visita! Boa pedida esse cordeiro, vou tentar na próxima visita ao Conte, inclusive vou aproveitar a dica do vinho, já que vem direto de quem entende... rs! Depois eu passo lá no vivendovinhos e te conto como foi.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Mari,boa noite!
    Através de um cozinheiro contratado há pouco , soubemos de seu blog e do que escreveu sobre o nosso restaurante.
    Apreciamos seus comentários sobre a nossa "casa" e principalmente pelo fato de ter vindo de alguém que se refere ao seu "total descompromisso com qualquer estabelecimento ou meio de comunicação" .
    Esta isenção é salutar em todo e qualquer comentário que se torne público, assim como a sua forma de considerar os vários aspectos que compõem um restaurante.
    Sabemos que nosso esforço vem acompanhado de mais esforço ainda à medida em que avançamos em nossa trajetória ,pois o objetivo maior é manter o que a cada dia vai sendo conquistado.
    É compensador quando lemos ou ouvimos alguém que tem conteúdo, nos dar a referência do nosso trabalho.
    Obrigado,
    Rosana Conte

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosana,
    fico muito feliz com a visita ao blog e com o comentário, obrigada.
    Para mim, também é compensador quando o blog é descoberto pelos responsáveis por nos proporcionar bons momentos gastronômicos, como o caso do Conte. Espero visitá-los novamente em breve, pois estou certa de que outra boa experiência poderá ser compartilhada com os leitores.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Mari,boa tarde!
    Nós do Conte temos um Blog ( super despretensioso, diga-se de passagem...) e estamos também nas redes sociais( facebook e twitter) e nos foi sugerido alguns "comentários escritos" por clientes, jornalistas , enfim...material "de fora" do restaurante evidentemente com conteúdo e forma.
    Gostaria de saber se nos autoriza a escolher alguns pequenos trechos do que escreveu sobre nós e linkar o restante para o seu blog.
    Um abraço!
    Rosana Conte

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosana,
    fique à vontade, autorizo sem problemas e agradeço o link para o blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir