terça-feira, 31 de julho de 2012

Degustação no La Campagna

Dia desses tive o prazer de participar de uma das degustações de vinhos italianos que o La Campagna promove uma vez ao mês, com rótulos selecionados pelo sommelier e proprietário Davide Lodato. Além de preparar uma detalhada apresentação sobre os vinhos da noite, Davide também passa seus conhecimentos sobre os aspectos a serem observados em uma degustação e promove uma saudável discussão entre os presentes sobre as descobertas de cada um em relação ao aroma e sabor encontrados em cada taça. Diferente das degustações que tenho ido em São Paulo - como, por exemplo, o Wine Dinner no Arola Vintetres, sobre a qual falamos aqui - no La Campagna o assunto vai muito além de bons goles harmonizados com algum prato; o que rola é uma verdadeira palestra, uma aula sobre os vinhos em questão, sobre os aspectos de seus terroirs, uma interessante troca de informações e impressões. Legal mesmo é ter livre acesso à farta mesa de antipasti, cheia de ótimas opções de queijos, frios, inúmeras receitas de berinjela, bolinhos e etc, tudo nadando em excelente azeite.


Depois de servida a última taça, um prato de pasta quentinha e reconfortante sai da cozinha direto para as mesas, mas quem decide o que será servido é a comandante da cozinha, a Dona Carmela, que apenas pede ao filho que a avise quando a degustação começar.



Na ocasião em que estive presente, o tema era "Vinhos que nascem às sombras dos vulcões italianos", ou seja, Davide selecionou seis rótulos de vinhos cujas uvas são cultivadas nas áreas próximas aos vulcões como Etna e Vesuvio, cujos solos têm características bastante peculiares, bem como suas uvas.
Segue o "wine list" da noite:

1. Aglianico de Vulture - Feudo Monaci
2. Aglianico Campania - Terredora
3. Lacryma Christi del Vesuvio - Mastroberardino
4. Salina Rosso - Caravaglio
5. Etna Rosso - Tenuta Delle Terre Nere
6. Neretna - Tenuta Chiuse del Signore

Conforme o Davide ia passando os slides com fotos de vinícolas, parreiras e cenários magníficos, as taças iam chegando à mesa. A cada vinho, uma pequena troca de impressões, algo saudável para permitir a interação entre os comensais (as mesas são coletivas, como de costume em degustações). 


Difícil falar minhas impressões sobre todos os vinhos, pois não fiz anotações e o intuito não é me aprofundar no assunto aqui no blog, mas a grosso modo, meu favorito foi o segundo vinho, seguido do quinto; não gostei do terceiro; o primeiro e o quarto eram bons, bem diferentes entre si, o quarto tinha um aroma forte de enxofre no início, mas depois se abriu em algo agradável; o último tinha uma impressão "gaseificada" na língua, porém nem todos sentiram. Um possível motivo, segundo o Davide, é o tipo de água presente nos solos vulcânicos. Enfim, para cada vinho uma explicação, achei bastante elucidativa a forma como a degustação foi conduzida.

Como há um mailing de participantes "fixos", muitos já se conhecem e o clima é agradável. Para participar, no entanto, é necessário entrar em contato com o Davide, através do e-mail ou telefone, manifestando interesse. As degustações ocorrem nas últimas sextas-feiras de cada mês e o tema é diferente a cada evento, porém sempre sobre vinhos italianos. O valor por pessoa, geralmente, é de 80 reais, mas pode variar conforme os rótulos da noite, caso desta na qual estive presente, cujo valor era de 100 reais. Além dos vinhos, inclui os antipasti e um prato de massa. Em comparação aos valores das últimas degustações em que fui, diria que o preço está ótimo - ainda mais considerando que, em nenhuma outra vi este nível de explicação e detalhamento sobre os vinhos. Enfim, gostei muito e recomendo para qualquer um que queira provar ótimos vinhos, acompanhados de maravilhas da culinária italiana e do conhecimento de uma pessoa que entende muito do assunto e que ama o que faz. 

La Campagna Ristorante
fone: (19) 3298-6572
www.lacampagna.com.br


3 comentários:

  1. Eu e meu marido frequentamos o La Campagna há 3 anos e a degustação há quase 2 anos. Foi com grande prazer que nesta última(uma das melhores na minha opinião)nos sentamos com um casal SUPER simpático, alegre, participante e, tenho que comentar, muito bonito!!! Nem preciso dizer quem era, né, Mariana?! Pois é, precisamos nos encontrar mais vezes e, quem sabe, na próxima degustação que será dia 31/08!
    Bate papo à parte, seus comentários sobre o La Campagna foram ótimos. As degustações são verdadeiras aulas, tanto de geografia, história, curiosidades, quanto de vinhos, suas características seus aromas e sabores.
    O proprietário, Davide Lodato, domina com elegância o assunto e sempre está atento à comentários e dúvidas dos participantes.
    Enfim,cada degustação é uma experiência única, que deve ser apreciada, como um bom vinho italiano.
    Sandra Gentili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, obrigada pela visita ao blog e pelos comentários! Para nós foi ótimo ter uma companhia tão legal quanto a de vocês na degustação, pode reservar a mesa para a próxima pois estaremos lá com certeza! Um beijo

      Excluir
  2. achei esse acesso muito importante para minha pesquisa

    ResponderExcluir