sábado, 24 de abril de 2010

Enfim, o Fellini!



Antiga Cantina Fellini, hoje Ristorante e Vinheria Fellini - independente do nome, a verdade é uma só: o Fellini é um dos restaurantes mais bem sucedidos de Campinas na difícil tarefa de fidelizar seus clientes. Além disso, conseguiu também atingir um patamar de regularidade que confere à casa um status de "referência permanente" quando o assunto é gastronomia: não tem quem não pense no Fellini ao indicar um restaurante na cidade. Daí as infindáveis filas aos finais de semana.

A inspiração para o nome vem do cineasta italiano Federico Fellini, cuja obra serve tanto de elemento decorativo do restaurante, como para nomear os pratos. Com ares de cantina, toalhas verdes e vermelhas, cadeiras de madeira e palha e inúmeros objetos antigos espalhados por todos os cantos, por lá já passaram muitos famosos que deixaram suas marcas estampadas nas paredes. No cardápio, pratos tradicionais da cozinha italiana que prezam pela simplicidade e fartura, como massas frescas feitas na própria cucina, servidas fumegantes em cumbucas de barro. Risotos, carnes e peixes também têm sua vez no menu, além dos deliciosos antepastos. Após passar por uma reforma em 2008, o restaurante agora conta com adega climatizada com capacidade para mais de 900 rótulos.

Ares de "cantinona"

Apesar de ser um restaurante que todos conhecem e indicam (daí a demora do blog para avaliar a casa), a dica do dia é para o almoço executivo, que conta com boa variedade de pratos individuais a preços interessantes e, o melhor, sem filas! Com este apelo, eu e o companheiro já conhecido deste blog - Xana - saímos da firrrma em busca de alento para nossos estômagos famintos.

O menu do almoço traz opções de massas como lasagna, gnocchi, fetuccini e ravioloni, além de risotos, peixes, carnes e frango. Pode-se optar por couvert ou salada, já incluídos no valor do prato, algo em torno de R$ 30,00. Nessa hora não conseguimos fazer o melhor para o blog e acabamos pedindo o mesmo prato - a lasagna aos três funghis. Quase deu briga porque o Xana tá numas de fingir que faz regime e queria dividir o prato, que já era individual. Obviamente, falei que não iria dividir coisa nenhuma, onde já se viu propor uma coisa dessas pra mim... Pedidos feitos, pelo menos escolhemos opções distintas quanto ao couvert e salada.

O couvert do Fellini é digno de menção, pois os pães são excelentes, além das ótimas sardella e azeitonas chilenas carnudas - com destaque para a quantidade, que não era individual não... A saladinha foi uma das mais bacanas que já vi em menu executivo, com grande variedade de folhas e um tomate tipo concassé, sem pele, sem sementes, em tiras largas e temperado com azeite.

O verdadeiro pão italiano, fresquíssimo.

A salada nada ordinária

Quando chegaram as lasagnas (que vieram muito rápido, diga-se de passagem), meus olhos brilharam: a cumbuca veio fumegante, com aquela fartura de molho branco gratinado fazendo bolhinhas. Após muito assoprar meu primeiro pedaço no garfo - com medo de repetir um episódio no qual minha mãe queimou até o esôfago com uma lasagna do Fellini - comprovei o que já esperava: a massa finíssima permitia que o delicado sabor dos cogumelos se sobressaísse, fazendo o equilíbrio perfeito entre os três elementos - massa, recheio e molho. E a quantidade era bem farta, quase teria dado para dividir... (eu disse quase!)

Na sua opinião, dava pra dividir??

Com os estômagos plenamente satisfeitos e reconfortados, optamos por não nos desgraçarmos por completo com uma sobremesa e pedimos a conta. O total para cada um foi de R$ 36,00 - incluindo bebidas e serviço. Totalmente digno para um belo almoço, em um bom restaurante, com serviço atencioso e manobrista que não é cobrado à parte - uma raridade hoje em dia, mesmo nos melhores restaurantes. Com isso, o Fellini é Mais Barriga, principalmente no almoço de segunda à sexta, quando é também Mais Barriga por Menos!



Ristorante e Vinheria Fellini
www.felliniristorante.com.br

9 comentários:

  1. "com medo de repetir um episódio no qual minha mãe queimou até o esôfago com uma lasagna do Fellini"

    Hahaha, deve ser mal de família, eu já me queimei várias vezes com comida...mongol demais...

    ResponderExcluir
  2. Eu também já me queimei várias vezes, daquelas de sair lágrimas dos olhos... mas no meu caso, a mamãe diz que é porque sou muito esganada. Eu? Imagina...

    ResponderExcluir
  3. Opa, olha eu aqui! Que legal... em minha primeira visita já me deparo com o Fellini!
    Local que almocei hoje mesmo, há poucas horas... e posso aqui testemunhar - SENSACIONAL a lasanha tres funghis! Nunca havia pedido, fui comer logo hoje...
    Vale ressaltar que às quartas e sábados eles têm um prato espetacular, na minha opinião e de todos que já vi comerem o prato, trata-se de um pernil de cordeiro! Acompanha batatas gratinadas, spaguetti e um molho campeão (de hortelã acho). Merece sua apreciação!
    Acompanhado de um bom vinho tinto, pode almoçar e tirar o resto do dia para entender de onde vem tanto sabor... rs
    Parabéns pelo blog e pela dica... vou seguir olhando e acompanhando, palpitando de quando em vez!
    Saudações – El Rafa

    ResponderExcluir
  4. Bene!!!

    Eu to sempre lendo seu blog, mas é a primeira vez que vim comentar. Sabe como é, preguiçoso vagal! hehehehehheeheh

    Reforçando sua observação; a entrada do Fellini é divina mesmo! Pão italiano daqueles que da vontade de enfiar no bolso pra comer em casa.

    E o Fellini faz meu prato preferido nesse mundo; garganelli ao molho funghi, com conhaque e camarão. Acho que chamam de Garganelli ala Nino Rota. Eu comia no Tevere isso, antes deles fecharem. É supremo!


    E esses dias eu tomei o melhor chopp da minha vida. Esse ai eu preciso te contar. Coisa de outro mundo mesmo!


    abração

    ResponderExcluir
  5. Rafinha, até que enfim deu o ar da graça aqui, hein? Tava ficando chato já... vou experimentar o cordeiro do Fellini, dica anotada!
    Abs.,
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Grande Mello! Imagina se você não ia comentar do Garganelli... se eu tivesse mencionado o Poderoso Chefão então, você iria às lágrimas... Valeu pelo comentário e vou te cobrar esse choppe aí, hein? Aí você participa do post quando formos avaliar o "melhor choppe do mundo"...
    Abs.!
    Mari

    ResponderExcluir
  7. To com saudade daquela lasagna, nunca mais fui lá, ninguém me convida mais, minha ex-companheira de almoços agora só convida sua sócia.
    Passado aquele surto idiota de querer fazer regime, hoje eu posso dizer pra você que da pra encarar uma cumbuca e meia daquela lasagna fácil fácil

    ResponderExcluir
  8. Aeee, até que enfim vc parou com o surto, vamos comemorar o fim do seu regime!!! E vc só não almoça mais comigo porque prefere o pessoal da firma... humpf! Tô esperando um convite pra gente ir comer a primeira feijuca de 2011, hein?
    Abs.,
    Mari

    ResponderExcluir
  9. Bem esta foi a pedida para o meu niver escolhi o gnocchi de mandioquinha! Huuuu a pedida foi boa ! Mari seu blog é demais ! Amo seu blog ! Bizutti

    ResponderExcluir