quarta-feira, 28 de abril de 2010

Thai Express: será que encontrei?

Gente, morri. Descobri um fast food thai no Shopping de Valinhos! Com pad-thai a R$ 19,20!!!
Ok, tirando a emoção de lado, vamos aos fatos:

1. A-M-O comida thai, isso não deveria ser segredo para os bons leitores deste blog;
2. Comida tailandesa no nosso país é cara - na nossa cidade, bem cara.
3. Um fast food de comida thai? Até então, inexistente na RMC (com a obviedade do nome, deve ser o primeiro mesmo, senão já teriam reclamado a patente).

Quando soube que o Thai Express havia sido aberto no shopping de Valinhos, não sosseguei até ir lá conferir qual era a do lugar. Repeti para mim mesma que deveria ter calma, ser cautelosa com minha euforia pela nova descoberta, porque havia grande possibilidade de me decepcionar. Após uma tentativa frustrada, na qual resolvi ir buscar um Pad-thai para comer no almoço e me ocorreu a brilhante idéia de levar a Mei Ling comigo (para quem não sabe, Mei Ling é minha sharpei de 3 anos), tive que voltar antes de chegar no shopping porque a Mei, digamos, regurgitou no banco de trás do carro (tô tentando ser fina)... Como sou Mais Olho que Barriga e não desisto nunca, já no dia seguinte fiz nova tentativa, conseguindo desta vez ir até lá e voltar com a quentinha (e sem a Mei Ling) para o almoço do domingo.

Chegando lá, minha primeira impressão foi boa. Apesar de ter birra de praça de alimentação, acabei relevando já que o rango seria to go. O lugar é bonitinho, com uma vitrine que permite observar o preparo dos pratos. Apesar do nome ser Thai Express, o cardápio traz muitas opções da cozinha asiática em geral e só algumas específicas tailandesas. Talvez tenha sido prudente por parte do proprietário, já que a massa consumidora das praças de alimentação não deve mesmo estar muito acostumada com a culinária tailandesa, tendo em vista seu preço elevado. Por isso, muitos pratos da cozinha japonesa e chinesa ajudam a tornar o cardápio mais familiar, como gyosa, rolinho primavera, frango xadrez e yakissobas.

Gostei de ver opções como o Tung Tong, que são trouxinhas fritas recheadas com camarão, servidas com um molho tipo sweet chilli (que eles chamam de "agripicante") e os três tipos de curries (verde, vermelho e amarelo), com acompanhamento de arroz Thai Jasmine. Senti falta dos fried rice, que são tão tradicionais quanto os noodles e não podem faltar em um cardápio thai, por mais simples que seja. E também na seção dos noodles, de thai mesmo só o Pad-Thai, o resto é Yakissoba. Mas ok, até aqui estava tudo indo muito bem, não havia me frustrado com nada ainda e sentia-me confiante para eleger meu fast food favorito.

Escolhi o Tung Tong de entrada e pedi dois Pad-Thai para levar (um pra mim, outro pro maridão) e a porção não desapontou. Apesar da apresentação não ser das melhores quando você pede pra levar, nas inevitáveis embalagens plásticas, o aspecto da comida era bom. As trouxinhas, por serem fritas, acabram murchando por causa do vapor da embalagem, mas nada que 5 minutos no forno não resolvesse. O Pad-thai estava gostoso, mas alguns sabores essenciais estavam faltando, como a folha de lima kaffir, o molho de tamarindo e até o nam pla (molho de peixe). Lógico que os camarões eram pequenos, por esse preço também não poderia exigir que fossem grandes e no ponto perfeito de cozimento, e o talharim era o certo, de arroz. Os brotos de feijão também ficaram prejudicados pelo vapor da quentinha, perdendo sua textura original - o que não é demérito para o restaurante, fui eu que escolhi levar pra casa.

Na avaliação final, meu veredito é de que o prato estava OK - nem ótimo, nem ruim, apenas OK. E não acho que isso seja reflexo do preço mais baixo, pois se a intenção é fazer culinária tailandesa, então que sejam utilizados os ingredientes originais, que dão alma aos pratos. Pode-se cortar custos com a utilização de camarões pequenos, mas daí a excluir ingredientes essenciais, sou contra. As trouxinhas de camarão estavam bem gostosas, ponto pra eles. Mas fica a observação: investir na compra de ingredientes originais, mesmo que restringindo a quantidade em sua utilização, fará com que os pratos fiquem infinintamente melhores. Aí sim o Thai Express vai ser eleito o meu fast food do coração.

Thai Express - Shopping Valinhos
Rua Paiquerê, 200 - Valinhos/SP
2ª a sábado: das 10h às 22h
Domingo: das 12h às 20h
Cardápio: http://www.thaiexpress.net.br/cardapio.html

P.S.: sorry pelo post sem fotos, mas não achei que fotos de quentinhas ficariam bacanas... Para quem quiser ver, segue uma foto da Mei Ling, figurante deste post...

Tem como ficar brava com uma coisa dessas?

4 comentários:

  1. Thaí uma coisa que eu nunca experimentei ! Comida Thailandesa!
    Ultimamente tenho corrido a cardápios e locais de CPs sem muita variedade .. um Out aqui um Mac ali .. (mari nao desmaie .. estou sendo sincero)... mas ao ver seu site .. beteu a vontade de explorar novas cardápios.. Thai uma opção para eu me desbravar no mundo culinário !!! Valeu pelo post !! Como sempre muito bom!!
    Bjus Bizu

    ResponderExcluir
  2. Bizu, vou pessoalmente puxar sua orelha, hein? Tá precisando de uma mãozinha na hora de optar por algo além da lanchonete do palhaço. Mas ok, às vezes dá vontade, eu sei... mas se você tá afim de experimentar a cozinha thai, sugiro começar pelo melhor, o Lagundri. Apesar do investimento, garanto que vai valer à pena, principalmente pela experiência sensorial que a casa vai te proporcionar. Aí sim você será iniciado com honra nessa culinária que eu tanto amo.
    Bjs!
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Meu, que post bizarro...eu nem sabia da existência de um shopping em Valinhos...ainda por cima com um Thai na praça de alimentação. Legal!
    Só uma pequena observação: o rolinho primavera faz parte da cozinha Thai, e eles mandam bem pra caramba. No fundo, a culinária Thai vem quase toda de outros lugares: noodles da China, curries da Índia e segundo reza a lenda, até a pimenta, que eles consomem mais que qualquer outro povo, foi introduzida pelos portugueses. Claro que isso não tira nem o mérito nem a originalidade das receitas, que ao longo dos anos ganharam uma grande sofisticação...
    O Brasil ainda tá devendo um restaurante Thai que não seja caro. Acho que não vingou até hoje porque, ao contrário dos EUA e da Europa, os tailandeses não emigram pro Brasil e abrem seus restaurantes, que via de regra, são ótimos e baratos.

    Beijos!!

    PS: Alguém podia dar um toque no cara com relação ao "agripicante"

    ResponderExcluir
  4. Miguel agregando cultura ao blog... tá certo, afinal de contas você é iniciado há bem mais tempo que eu, além das duas longas estadias na Tailândia. E o lance de não ter um thai low-cost de respeito, nem em Sampa, né? Ah, o nome desse post ia ser "Vai daí, Valinhos!", mas não achei que seria compreensível para todos... hahaha...
    bjs
    Mari

    ResponderExcluir