sábado, 8 de maio de 2010

Delírios Gastronômicos na Paulicéia

Enfim, férias! Pois é, pessoal, agora os almoços com a galera da firrrma vão ficar um pouco de lado, mas com as férias virão posts bacanas além dos limites da RMC. Espero que gostem, pois o blog vai servir também de guia para quem quiser se aventurar nas delícias gastronômicas de alguns outros lugares.

Toda vez que saio de férias, costumo reservar alguns dias para ficar em Sampa, sem a paranóia de reuniões e trânsito. E como boa glutona que sou, já tenho em mente um roteiro gastronômico de delícias imperdíveis na Capital, daquelas que não deixo de fazer quando estou na minha cidade do coração. Fiz uma listinha, que gostaria de compartilhar com vocês:

Top 10 Delícias gastronômicas de Sampa

1. Pastel da Maria - Feira do Pacaembú
Os campineiros detestam ouvir isso, mas o autêntico pastel de feira, só em Sampa. Já experimentei vários em Campinas mas nenhum chega aos pés do meu favorito, que é da barraca da Maria, na feira do Pacaembú. Se for pra citar um bom pastel em Campinas, escolho o do Voga.

2. Mil Folhas da Dulca
Eu que não sou muito de doces não resisto a esse mil folhas, é levíssimo com recheio farto e muito fresco.

3. Terrine Lox do AK Delicatessen
Na rostisserie do AK, restaurante especializado em comida judaica da chef Andrea Kaufman, pode-se encontrar delícias como esta terrine, que é um enformado de salmão defumado, recheado com cream cheese, patê de ovos, cebola roxa e dill. Sempre dou uma passada lá e levo um pra casa...

4. Filé ao Alho do Filet do Moraes
Tradicionalíssimo restaurante na Praça Júlio de Mesquita, serve cortes gigantescos de filé mignon, daqueles de cortar com a colher de tão macios. A minha versão favorita é com alho e brócolis, que vem com uma montanha de alho frito. Além dos maravilhosos filés, os croquetes de entrada são divinos. Gosto de lá não só pela comida, mas porque meu falecido avô costumava me levar lá quando eu era pequena, o que me traz boas lembranças dele.

5. Compras no Santa Luzia
Todo gourmet que se preze gosta muito de se perder nesses mercados especializados em iguarias gastronômicas. Comigo não é diferente, posso passar horas nos corredores, escolhendo comidinhas e ingredientes que não se encontram por aí. Para quem tem afinidade com as panelas, é uma dica de passeio.

7. Buffet do Folha de Uva
Restaurante de cozinha árabe da Rua Bela Cintra, é daqueles que a gente se esbalda de comer. Tudo é muito bem feito, com ingredientes fresquíssimos, das pastas e pratos frios a grelhados como a kafta e o cordeiro. Não é uma pechincha, mas a relação custo x benefício é excelente - R$ 35.

8. Buffet do Ráscal
Campinas precisava ter um restaurante desta rede. Inúmeras iguarias no buffet, como alcachofras, salmão defumado, atum fresco, presunto parma, cogumelos grelhados, risotos, raviole com queijo de cabra e assim vai. As saladas são elaboradíssimas, assim como as massas, feitas na hora. O preço por pessoa reflete esta qualidade toda - R$ 50 - mas vale muitíssimo à pena.

9. Bauru do Ponto Chic
O famoso sanduíche não tem um segredo guardado a sete chaves. Segundo os proprietários, o que faz deste Bauru um sucesso nacional é a mistura de queijos que, quando fundidos, formam um creme com textura aveludade. Além da quantidade, que transborda pelo pão... gosto do Ponto Chic que fica bem no centro, pois aproveito para passar por lá depois do meu passeio pela Galeria do Rock, lugar que eu amo.

10. Empanada de Carne do Empanadas
O Empanadas é um boteco muito querido na Vila Madalena, está sempre cheio. A fórmula do sucesso é simples: cerveja gelada e empanadas maravilhosas, que não param de sair da cozinha. A de carne é a melhor, com massa bem fininha e recheio úmido. Melhor que essa, só na La Estancia de Buenos Aires...

Foi difícil reunir em uma lista de 10 itens os meus favoritos, são muitas as maravilhas gastronômicas dessa cidade. Mas acho que fui fiel aos que gosto muito e dos quais não abro mão quando estou em Sampa.

E você, também teêm fissura por alguma comida ou lugar em Sampa? Quem quiser compartilhar, os comentários estão abertos para discussões.

O blog vai continuar em Sampa por mais alguns dias e, depois, NY NY... Prometo um roteiro gastronômico na Big Apple do tamanho que os leitores deste blog merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário