quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grand Central Oyster Bar & Restaurant



Que a Grand Central Station é um lugar lindo e um "must see" de NY, todo mundo já sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que lá dentro fica um dos restaurantes mais tradicionais da cidade.

O Oyster Bar da Grand Central é enorme, com imensos salões e balcões que acomodam centenas de pessoas todas as noites. As estrelas do menú são os amigos do mar, claro, com destaque para as ostras fresquíssimas e lagostas em aquários gigantes, esperando (ou não) sua vez de ir para a panela. O cardápio é gigantesco, impresso diariamentee em folhas com formato de periódico, dividido em Aperitivos, Sopas, Buffet frio, Camarões, Carangueijos, Vieiras, Defumados, no Vapor, Crús, e por aí vai.

Os salões enormes, com ares de taverna.

Chega a dar pena dos bichinhos, mas eles ficam tão gostosos no nosso prato...

Para começar - e, como não poderia deixar de ser - escolhemos provar as ostras fritas, acompanhadas por molho tártaro. Estavam divinas, sequinhas por fora e macias por dentro, bem carnudas.



De prato principal, o maridão não resistiu à lagosta, mas preferiu não escolher pessoalmente sua vítima no aquário, com uma pitada de sentimentalismo. Já eu quis experimentar o famoso lobster roll, espécie de sanduíche de lagosta, típico daqui.

A lagosta veio linda, quase inteira no prato, o que deixou o maridão entretido por um bom tempo, inclusive com as ferramentas para quebrar a casca das patas - eles providenciam um babador para quem vai lutar com a lagosta, um barato. Detalhe é que ele escolheu a pequena, que já era do tamanho do prato, imaginem se fosse a grande, a luta demoraria mais uma meia-hora.



O meu lobster roll estava bem gostoso, com bastante carne de lagosta, mas as batatas chips que acompanhavam eram de batata doce, o que aqui significa doce mesmo. Não sou muito fã de batata doce, mas fiquei bem satisfeita com meu lobster roll, que era bem farto também.



De sobremesa, um autêntico cheesecake de NY, cujas cremosidade e sabor em muito diferem do cheesecake vendido no Brasil. Talvez seja o queijo, ou o próprio know-how que eles dominam, mas estava infinitamente melhor do que qualquer um que já comi.



Pedimos também um strudel de frutas vermelhas com chantilly e calda. Muito bom também, com uma casquinha que parecia de cabelo de anjo, com fios crocantes que contrastavam com o recheio aveludado das frutas vermelhas.



Enfim, uma refeição memorável, em um lugar lendário, com um serviço impecável. E para se ter tudo isso, não precisamos desembolsar nenuma fortuna. A lagosta é vendida por peso conforme "cotação" do dia (por isso mesmo o menú é impresso diariamente) e estava a 26,95 dólares por libra. O lugar por si só já vale a visita, nem que seja para sentar no balcão e degustar as maravilhosas ostras.

Grand Central - Oyster Bar & Restaurant
42nd Str. - www.oysterbarny.com

3 comentários:

  1. Oi Mari,

    Ate que a luta nao foi tao feia assim, ganhei tranquilamente.
    Com certeza este lugar e um "must go" de NY.
    Voltaria com certeza!

    O Maridao

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse lugar .. pensei que so era uma estação onde os trens se encontravam e onde Madagascar tinha aprontado!! Mas tem um tesouro !! D++
    Olha o tamanho da lagosta?
    Nossa deu agua na boca !! esse lugar certeza que terei que ir! Será que ai vou ganhar os quilos que necessito? Acho que pelo menos os pratos ja sao um grande incentivo!
    Abraçao seu amigo Bizu!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bizu!
    Pode colocar sem medo na sua lista de lugares, vc vai amar. O detalhe e' que essa lagosta da foto era a menor, acredita?

    Acabei de postar sobre outros dois lugares, e ainda nao acabou. Vc vai ter um relatorio pronto para poder fazer suas escolhas!
    Bjs!

    ResponderExcluir